Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Geral
09/04/2019 11:00:00
Desastre em Brumadinho derruba produção industrial em MG e ES, diz IBGE

G1/LD

Imprimir

A produção industrial nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais recuou 9,7% e 4,7%, respectivamente, no mês de fevereiro. Foram as maiores quedas em relação a janeiro observadas na Pesquisa Industrial Regional, divulgada nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em nota, o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, declarou que a queda na produção de minério de ferro, após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), pressionou o resultado dos dois estados.

“O acidente provocou recuos na produção tanto em Minas Gerais quanto no Espírito Santo, que, pela proximidade, também foi afetado. A queda foi mais intensa na indústria capixaba, porque houve também diminuição na produção de derivados de petróleo e gás, além do fato de a indústria do estado ser menos diversificada que a mineira”, comentou no comunicado do IBGE.

Produção subiu na maioria dos locais pesquisados

A indústria do país avançou em nova estados pesquisados e recuou em outros seis, fazendo o setor crescer 0,7% em fevereiro.

A indústria paulista, que representa cerca de 34% da produção nacional, cresceu 2,6% em fevereiro em relação a janeiro, a maior expansão desde junho de 2018, quando havia registrado 13,7%. Segundo o IBGE, o resultado veio principalmente do aumento na produção automobilística.

Veja os locais que tiveram alta na produção industrial em fevereiro:

Bahia, 6,5%

Região Nordeste, 6,2%

Pernambuco, 5,9%

São Paulo, 2,6%

Mato Grosso, 1,7%

Amazonas, 1,5%

Paraná, 1,1%

Ceará, 1,1%

Santa Catarina, 0,5%

Veja os estados que tiveram queda na produção industrial em fevereiro:

Espírito Santo, 9,7%

Minas Gerais, -4,7%

Goiás, -2,6%

Rio de Janeiro, -2,1%

Rio Grande do Sul, -1,4%

Pará, -0,1%

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias