CGN/LD
ImprimirDuas das quatro empresas que apresentaram propostas para construir o novo terminal de passageiros e cargas do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados, cidade a 251 km de Campo Grande, disputam o contrato de R$ 39 milhões. De acordo com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), foram habilitadas a Construtora Maksoud Rahe Ltda. e a Engetal Engenharia e Construções Ltda.
Agora, o Governo do Estado tem até segunda-feira (12) para analisar os documentos para manifestação de interesse de recurso das empresas inabilitadas. Na sequência, será avaliada a proposta de menor valor apresentadas pelas duas concorrentes para dar continuidade ao processo licitatório, com posterior homologação da empresa vencedora.
A autorização para início do processo licitatório foi dada em março, durante visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao município. Na ocasião, o ministro participou da entrega simbólica da nova pista do aeroporto, já em operação para voos privados.
O novo terminal, com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, contará com lanchonete e lojas comerciais, além de seção contra incêndio (SCI) e estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (Epta).
Fazem parte do projeto a Central de Utilidades (caixa d’ água e casa de força) com 183,47 m²; Depósito de Resíduos Sólidos com 54,96 m²; Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave) com 96,73 m²; Sessão de Combate à Incêndio com 368,11 m²; e o Terminal de Passageiros, com 2.655,37 m².
O novo terminal do aeroporto de Dourados foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) anunciado em 2023. O aeroporto já está com a nova pista pronta desde julho do ano passado, mas o processo de homologação ainda não foi concluído, por isso segue fechado para voos comerciais.