Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Geral
19/09/2019 07:57:00
Edificações e Informática são as opções de cursos técnicos integrados do IFMS em Aquidauana

Agência Brasil/LD

Imprimir

Para os estudantes de Aquidauana e região que concluem o ensino fundamental, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece duas opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio: Edificações e Informática. Nesse tipo de curso, o aluno faz o ensino médio junto com as disciplinas da formação profissional. O ingresso para o ano que vem será feito pelo Exame de Seleção 2020 e as inscrições já começaram.

No curso técnico em Edificações, o estudante aprende a elaborar e executar projetos e orçamentos de obras, desenvolver pesquisas tecnológicas na área e coordenar serviços de manutenção de equipamentos e instalações em edificações. O técnico pode trabalhar em empresas de construção civil, escritórios de projetos, canteiros de obras, laboratórios de pesquisa ou ser um profissional autônomo.

As aulas práticas do curso técnico em Edificações são as preferidas de Renan Regis, 16, estudante do 6º semestre.

“Gosto de colocar a mão na massa. Teve aula que a gente pegou a terra no campus mesmo, peneirou, pesou e calculou a densidade e a porosidade do solo. No IFMS nós trabalhamos com materiais aos quais não teríamos acesso se fosse em outra escola”, ressalta Renan que, atualmente, desenvolve uma pesquisa para a implantação de uma ciclovia na rua da instituição. “A maioria dos alunos vem de bicicleta, o risco de acidentes é grande”, complementa.

O estudante que optar pelo curso técnico em Informática aprenderá a desenvolver programas de computador, instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos, fazer a manutenção de computadores e instalar redes em locais de pequeno porte. O profissional da área pode trabalhar de forma autônoma, em empresas de assistência técnica, além de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Camille Grance, 16, aluna do 4º semestre de Informática, só vê benefícios no conhecimento adquirido até o momento no IFMS. “Aqui, aprendo a diversidade de coisas que podemos fazer por meio da programação, como aplicativos e sites. A aula que mais gostei foi a que nos ensinou a montar os componentes no gabinete do computador”, recorda.

A estudante, que pretende fazer faculdade de Direito, tornou-se uma defensora da educação profissional. “Além do aprendizado que levaremos para a vida, também temos as habilidades que o IFMS desenvolve em nós, o que será extremamente importante para o nosso futuro”, pontua.

Para o primeiro semestre do ano que vem, são oferecidas 80 vagas para o curso técnico em Edificações e outras 80 vagas para o técnico em Informática, com turmas nos turnos matutino e vespertino.

Os dois cursos têm duração de três anos e meio. Nesse período, o estudante tem a oportunidade de desenvolver projetos de extensão e de pesquisa. Recentemente, a série de reportagens "Aqui Tem Ciência e Tecnologia" mostrou que alunos do IFMS em Aquidauana desenvolvem diversos estudos que visam ao aproveitamento de resíduos.

Exame de Seleção 2020 - O IFMS oferta, ao todo, 1.440 vagas em 11 diferentes opção de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Há vagas para cursos técnicos integrados em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Metalurgia.

Além dessas opções, o IFMS passa a ofertar, a partir de 2020, dois novos cursos no Campus Coxim: o técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que será ofertado no lugar do técnico em Informática, e o técnico em Aquicultura, já ofertado pelo campus na modalidade subsequente.

Para saber mais, acesse as páginas dos cursos técnicos integrados do IFMS.

Requisitos - Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital nº 064/2019, disponível na Central de Seleção do IFMS, para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

Inscrições - Devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção até o dia 6 de novembro.

A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deve ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) em qualquer agência do Banco do Brasil até 7 de novembro.

Será concedida isenção da taxa de inscrição aos candidatos que apresentarem documento que comprove escolaridade em escola pública. A isenção deve ser solicitada até 10 de outubro, no ato da inscrição.

Confira no vídeo o passo a passo das inscrições:

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Prova - Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o que cai na prova.

A previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro.

Na página do Exame de Seleção 2020 estão disponíveis mais informações sobre os cursos ofertados e as provas anteriores do processo seletivo.

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é processoseletivo@ifms.edu.br.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias