Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Geral
11/09/2018 10:09:00
IEL e Sesi iniciam workshop para preparar empresas para o eSocial

Da assessoria/LD

Imprimir

Em processo de implantação desde o início do ano, o eSocial unifica as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empreendedores em um banco de dados administrado pelo Governo Federal, integrando dados do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica, da Secretaria de Previdência e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da própria Receita.

A nova ferramenta exigirá uma mudança de comportamento das empresas e o IEL, em parceria com o Sesi, iniciou nesta terça-feira (11/09) o workshop eSocial, que prossegue até quarta-feira (12/09) e busca orientar empresários, contadores e áreas afins como cumprir com as obrigações exigidas na plataforma.

Ao abrir o evento, o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, destacou que a capacitação busca destacar os principais pontos e procedimentos a serem adotados para a implantação do eSocial, bem como conhecer as regras legais e operacionais relacionadas às questões Saúde e Segurança do Trabalho. “O IEL, junto com o Sesi, está esclarecendo as dúvidas e os caminhos para utilização dessa ferramenta, que chegou e não dá mais para fugir”, afirmou.

Na avaliação da tecnóloga em recursos humanos e contabilista Maria Gorete Lupato, que ministra o workshop, o principal desafio é conscientizar as empresas a começarem a utilizar a ferramenta. “Muitas pessoas estão apostando na prorrogação do prazo para início do envio das informações. Elas têm medo, porque são informações online para vários órgãos em tempo real, por isso é importante que haja capacitações como essa. O prazo para se preparar já está se encerrando e é preciso aderir o quanto antes. Ainda temos tempo para fazer testes e daqui a pouco não teremos mais”, destacou.

Já a advogada do Sesi, Karine Ignacio Pinto, que explicará aos participantes do workshop como preparar a empresa para ter todas as informações para lança-las corretamente no eSocial, destacou que a entrada em vigor do eSocial, as coisas tendem caminhar a passos mais largos no sentido de uma melhora na gestão em SST dentro das empresas, devido a obrigatoriedade de prestar as informações online.

“Muitas empresas desconhecem o que é um PPRA (Programa de Prevenção de Risco Ambiental), que avalia os ambientes da empresa se tem risco físico, químico ou biológico e as questões egonômicas, e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que realiza os ASOs (Atestados de Saúde Ocupacional) admissional e demissional. Também é importante lançar informações de cursos como brigadista e primeiros socorros e todos os programas em conformidade com as normas regulamentadores. Então esse workshop vai preparar as empresas para que não haja inconsistência nessas informações”, ressaltou Karine Ignacio.

Repercussão

Na avaliação do coordenador nacional de segurança do trabalho do Grupo Pereira, Ivaney Fábio Predroso Flores de Araújo, é fundamental que as empresas busquem se informar sobre o tema. “Já participei de outros cursos e capacitações sobre o eSocial, mas conforme vamos utilizando a ferramenta, vão surgindo novas dúvidas e dificuldades. Este ainda é o momento de errar e aprender, porque quando o eSocial entrar em vigor, não poderemos mais testar”, comentou.

O empresário Alexandro da Silva Rodrigues assumiu ter deixado para se preparar na última hora e vê no workshop uma oportunidade de se informar melhor sobre a plataforma. “A gente sempre vai deixando para depois e agora é preciso encarar que não tem como fugir do eSocial. Acho muito importante que o Sesi e o IEL ofereçam essa capacitação para as empresas entenderem como funciona a ferramenta e como lançar as informações”, explicou.

Já a gestora de Recursos Humanos da prefeitura de Ladário, Adriana Rodrigues de Oliveira Queiroz, reforçou a importância de participar de capacitações como essa. “Em Ladário mesmo não tínhamos tido nenhuma oportunidade de ter informações como nesse workshop do IEL e do Sesi, por isso, assim que ficamos sabendo desse evento, nos organizamos para vir para Campo Grande para nos atualizar”, finalizou.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias