Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Geral
13/04/2018 08:56:00
IEL vai certificar 91 empresas em Três Lagoas nos 10 anos do PQF no Estado

Da assessoria/LD

Imprimir

Para comemorar os 10 anos do PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores), o IEL realizará, em parceria com Sebrae/MS, prefeituras de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas e as empresas-âncoras Fibria, Bemis e Sitrel, uma cerimônia para certificação de 91 empresas que passaram pelo Programa nos três municípios. O evento será realizado, na próxima quarta-feira (18/04), às 19h30, no Auditório José Paulo Rímoli, no Novo Sesi de Três Lagoas.

Segundo o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, o evento deve contar com um público formado por representantes das empresas-âncoras, fornecedoras e instituições parceiras. “Ao longo dos últimos anos, as empresas que passaram pelas consultorias do PQF e auditorias das empresas-âncoras implementaram um sistema de gestão que lhes possibilitaram ganho de competitividade, com redução dos custos de produção e eficiência no fornecimento”, destacou.

Fundamental

Ele acrescenta ainda que se trata de um Programa que vem se mostrando fundamental para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. “As empresas-âncoras ganham com o aumento da competitividade, pois há redução dos custos com fornecedores, enquanto as empresas fornecedoras ganham em eficiência e gestão e o município passa a arrecadar mais com a geração de impostos das empresas locais que passam a produzir mais”, elencou.

O coordenador da área de desenvolvimento empresarial do IEL, Hugo Bittar, informou que o comitê gestor do PQF em Mato Grosso do Sul é constituído por representantes da Fiems, IEL, Sesi e Sebrae/MS, das prefeituras de Três Lagoas, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo e das empresas-âncoras Fibria, Bemis e Sitrel. “O Sebrae subsidia, via Sebraetec, a maior parte das consultorias e dos custos do PQF. Neste evento, iremos certificar as empresas de Três Lagoas no módulo avançado, enquanto as de Ribas do Rio Pardo e Campo Grande receberão os certificados do módulo básico”, detalhou.

Ele reforça que a certificação é feita após uma auditoria realizada pelos âncoras – antes, as empresas passam por uma etapa de desenvolvimento, onde ocorrem fases de diagnósticos, consultorias e capacitações. Implantado em 2008 em Três Lagoas, o PQF do IEL já atendeu 300 empresas fornecedoras para atender as empresas âncoras Fibria, International Paper, Sitrel, Petrobras, Eldorado e Bemis e certificou, ao longo desses 10 anos, 226 empresas, sendo 65 na metodologia básica e 171 na metodologia avançada, sendo 25 mil horas de consultorias, 8,3 mil horas em diagnósticos, avaliações e auditorias e 340 pessoas formadas como auditoras da Norma ISO9001 em que o Programa se baseia.

Micro e pequenas empresas

Parceiro do PQF, o Sebrae/MS realizou um investimento de R$ 4,1 milhões nos últimos 10 anos, garantindo a capacitação das micro e pequenas empresas fornecedoras para atenderem as empresas âncoras Fibria, International Paper, Sitrel, Petrobras, Eldorado e Bemis. “A parceria do IEL com o Sebrae/MS é fundamental para a participação das micro e pequenas empresas no PQF, que completa este ano seus 10 anos. Ao longo dos últimos anos, as empresas que passaram pelas consultorias do PQF e auditorias das empresas-âncoras implementaram um sistema de gestão que lhes possibilitaram ganho de competitividade”, afirmou o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral.

O gerente da unidade de competitividade empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, destacou a parceria com o IEL. “O PQF é um programa que atende a todas as empresas. O Sebrae concede subsídios às micro e pequenas empresas que desejam participar do PQF, porque acreditamos que as grandes empresas, ao consumirem produtos de empresas pequenas, contribuem para o desenvolvimento da região e estimular o desenvolvimento é uma das nossas preocupações”, ressaltou.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias