Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Geral
20/09/2017 14:55:00
Inspiração para De Niro em "Touro Indomável", ex-boxeador Jake LaMotta morre aos 95 anos

Globo Esporte/LD

Imprimir

Campeão mundial dos médios nos anos 40, o ex-boxeador Jake LaMotta faleceu nesta terça-feira, aos 95 anos, na Califórnia (EUA), de complicações derivadas de uma pneumonia.

Além do desempenho nos ringues, La Motta ficou conhecido por ter sua vida retratada no filme "Touro Indomável", do cineasta Martin Scorcese. Lançado em 1980, o filme é baseado na autobiografia do lutador, "Raging Bull: My Story". LaMotta foi vivido na tela por Robert De Niro, que recebeu o Oscar de melhor ator pela atuação. O filme é considerado um dos melhores sobre esportes de todos os tempos por muitos críticos de cinema.

Robert de Niro lamentou a morte do ex-boxeador, com quem teve contato estreito durante as filmagens:

  • Descanse em paz campeão - publicou o ator em uma rede social.

Giacobbe La Motta nasceu em 10 de julho de 1922 em Nova York. Em sua carreira no boxe, fez 106 lutas como profissional, com 83 vitórias, 19 derrotas e quatro empates. Um dos grandes resultados de sua carreira foi a vitória sobre Sugar Ray Robinson em 2 de outubro de 1943, no Madison Square Garden. O lutador derrubou Robinson no primeiro round e foi declarado vencedor por decisão unânime dos jurados após 10 assaltos. Depois deste triunfo, enfrentou Robinson mais cinco vezes, sendo derrotado em todas.

Ele conquistou o título mundial dos médios em 1949, ao derrotar o francês Marcel Cerdan em Detroit, no dia 16 de junho. Uma revanche foi marcada para outubro do mesmo ano, mas Cerdan faleceu com a queda do avião que o levava para os EUA. LaMotta perdeu o cinturão em 14 de fevereiro de 1951, derrotado pelo tradicional rival Sugar Ray Robinson.

Indicado para o Hall da Fama do Boxe em 1990, LaMotta começou a disputar lutas de boxe ainda criança. Ele enfrentava meninos da vizinhança no Bronx, obrigado por seu pai, um imigrante italiano. Ganhou o apelido de "O Touro do Bronx" pelo seu estilo agressivo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias