Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Geral
02/04/2019 08:50:00
Jessica é a primeira transexual de Coxim a mudar nome em certidão de nascimento

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Reprodução

Ela nasceu Vilmar, mas, desde sempre se considera Jessica. Recepcionista de um salão de beleza em Coxim, Jessica Piccinini de Souza, foi a primeira transexual da cidade a mudar o nome na certidão de nascimento.

“Foi muito rápido, juntei todos os meus documentos e dei entrada na terça-feira, dia 26, três dias depois me ligaram dizendo que o documento estava pronto. Foi como se eu tivesse nascido novamente”, celebra Jessica, aos 38 anos.

Para muitos, Jessica é considerada um símbolo da luta contra o preconceito, pois encara muitos desafios desde muito nova. Ela sempre ousou em tudo. Foi miss Coxim, representa a cidade em vários eventos voltados para o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) e, principalmente, é pioneira na busca por seus direitos.

Quando recebeu a nova certidão de nascimento ainda era março, dia 29, mês em que se comemora muitas conquistas das mulheres. Jessica não deixou por menos. Usou as redes sociais para enaltecer a oportunidade de se adequar. “Nasci de novo”, definiu. A publicação ganhou centenas de curtidas e dezenas de comentários.

Agora, Jessica vai mudar o nome em outros documentos, com exceção do título de eleitor, que ela já conseguiu mudar para votar nas eleições de 2018. O sobrenome Piccinini foi escolhido em homenagem a jogadora de vôlei Francesca Piccinini, de quem Jessica é fã. Já o Souza é de sua família.

A regulamentação da mudança de nome e gênero foi feita no ano passado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Com isso, as pessoas transgênero podem fazer as alterações necessárias em certidões de nascimento e casamento sem precisar provar mudança de sexo ou apresentar uma ordem judicial.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias