Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Geral
29/06/2017 09:28:00
Plataformas online a aplicativos despertam interesse de alunos do Sesi por Matemática e Português

Da assessoria/LD

Imprimir

Disrupção. O conceito, que está por trás das últimas grandes revoluções tecnológicas e no sucesso de empresas como Google e Microsoft, é o grande segredo dos recursos pedagógicos utilizados nas sete escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul. Com foco em uma educação baseada no uso de novas tecnologias e recursos pedagógicos inovadores, a instituição estimula os alunos a utilizar o que aprenderam em sala de aula de forma a resolver problemas do cotidiano.

E a educação Tecnológica é o tema da quarta matéria da série de reportagens especiais em comemoração aos 68 anos do Sesi que, entre os dias 26 e 30 de junho, abordará a nova visão adotada pela instituição, ancorada principalmente na oferta de produtos e serviços especialmente desenvolvidos para ajudar as indústrias a encontrarem soluções e prepará-las para o futuro.

Por meio de ferramentas tecnológicas, como o Mangahigh, Guten e Aprenda , as escolas do Sesi estão formando jovens preparados para criar, inovar e empreender. “Hoje, o processo de aprendizagem deve focar a individualidade e a vocação dos alunos, com estímulos práticos e dinâmicos, incentivando-os a desenvolver sua capacidade criativa e soluções para os problemas do meio em que vivem, formando, assim, cidadãos mais críticos, com o raciocínio lógico aprimorado e preparados para um mercado de trabalho competitivo”, analisa o superintende regional do Sesi, Bergson Amarilha.

Para despertar a magia da Matemática nos jovens de forma lúdica, interativa e lógica, as Escolas do Sesi utilizam durante o ensino da disciplina o Mangahigh, a plataforma online de games que pode ser acessada por computadores, smartphones e tablets. “São games matemáticos que desafiam o aluno a aprender mais, enquanto auxilia o professor a avaliar melhor o desempenho individual de cada aluno para entender com exatidão quais conteúdos precisam ser aprimorados em sala de aula. O Mangahigh desperta, ainda, o interesse do aluno em competir sadiamente, porque a competição com escolas do mundo tudo é bastante estimulante”, salienta a diretora da Escola do Sesi de Campo Grande, Glaucia Campos.

Como estímulo ao hábito de leitura dos alunos e para ampliar os conhecimentos da Língua Portuguesa, as escolas do Sesi do Estado integram à sua metodologia de ensino o Guten, plataforma que funciona como um jornal digital que “traduz” as notícias para a linguagem infanto-juvenil. Usado em sala de aula para leitura conjunta entre professores e alunos, o aplicativo também interage com games e exercícios preditivos e interpretativos que testam o conhecimento do aluno, além de fazer conexão com várias disciplinas da grade curricular. Para cada texto, uma sequência de atividades que desenvolve as habilidades de leitura é apresentada aos estudantes e, no fim, a equipe pedagógica acompanha a evolução dos alunos nas principais habilidades leitoras e mapeia suas principais dificuldades e pontos a serem melhorados.

Desenvolvido pela área de Educação Continuada do Sesi de Mato Grosso do Sul, o Aprenda é uma plataforma online para que alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, possam reforçar, de casa, as aulas e Língua Portuguesa e habilidades de raciocínio lógico. Os próprios docentes da escola encaminham exercícios para que os alunos resolvam e, ao final, tenham acesso as respostas corretas, um diferencial de ensino para aprimorar o conteúdo aplicado em sala de aula.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias