Sábado, 27 de Abril de 2024
Geral
01/04/2019 11:45:00
SAMU completa seis anos de atendimento referencial em Coxim
Desde 2013 já realizou mais de 13 mil atendimentos até hoje.

PMC/PCS

Imprimir
Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Coxim comemora nesta terça-feira (2 de abril) seis anos de implantação no município. Desde 2013 já realizou mais de 13 mil atendimentos até hoje. Em 2018 foram 2.079 atendimentos.

O SAMU 192 é um serviço público gratuito de transporte pré-hospitalar de urgência e emergência que preza pela agilidade e segurança dos pacientes.

O serviço é acionado por meio de ligação telefônica ao número 192. Um médico regulador atende o solicitante e vai colhendo informações referentes a situação do paciente e o local onde deve ser feito o atendimento. Ele informa a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) que parte para o atendimento e remoção da vítima até a unidade de saúde referencial.

Para o secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, o SAMU 192 merece ser reverenciado por toda a sociedade: "É um serviço de qualidade oferecido pelo poder público, com recursos federais, estaduais e municipais. Temos uma equipe muito competente no SAMU 192 de Coxim e parabenizamos a todos nesta data tão especial".

Foto: Arquivo/EMS

O coordenador do SAMU 192 de Coxim, Denilson Moreira, explica que a equipe do SAMU é composta por um motorista e um técnico em enfermagem: "O técnico em enfermagem da viatura faz uma triagem no atendimento, prestando o socorro necessário. Ele classifica o atendimento e encaminha o Hospital Regional de Coxim, onde o paciente será atendido de acordo com a gravidade da situação".

Denilson diz ainda que a equipe temos uma escala de 24 por 72 horas e duas viaturas com rotatividade semanal. "Temos também a SAMU Rural que é uma picape traçada para atendimento em áreas de difícil acesso. As pessoas atendidas são levadas ao Hospital Regional de Coxim".

Quando chamar o SAMU 192:

Dores no peito de aparecimento súbito;

Crises convulsivas;

Situações de intoxicação e envenenamento;

Queimaduras graves;

Acidentes de trânsito com atropelamentos;

Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas);

Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do bebê;

Perda de consciência (desmaio);

Queda acidental;

Sangramentos, hemorragias.

Quando chamar os Bombeiros 193:

Incêndios;

Acidentes com pessoas presas nos veículos;

Tentativas de suicídio;

Choques elétricos;

Salvamentos aquáticos;

Quedas de alturas de mais de 7 metros;

Desabamentos;

Vazamentos de gás;

Deslizamentos de terra.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias