Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Geral
07/03/2018 11:59:00
STF revoga habeas corpus de João Amorim na Lama Asfáltica
Empresário é suspeito de participar de organização criminosa que desviava recursos públicos através de obras em rodovias de MS

Top Mídia/PCS

Imprimir
Foto: André de Abreu

O STF (Supremo Tribunal Federal) revogou, nesta terça-feira (6), o habeas corpus que mantinha o empresário João Alberto Krampe Amorim em liberdade durante as investigações no âmbito da Operação Lama Asfáltica. Ele é suspeito de participar de organização criminosa que desviava recursos públicos através de obras em rodovias de Mato Grosso do Sul.

“Preliminarmente, a Turma, por maioria, afastou a questão de ordem suscitada no sentido do adiamento do julgamento, vencidos os Ministros Marco Aurélio, Relator, e Luiz Fux. No mérito, por maioria, denegou a ordem e revogou a liminar anteriormente deferida, nos termos do voto do Ministro Alexandre de Moraes, Presidente e Redator para o acórdão, vencido o Ministro Marco Aurélio”, diz a decisão.

João Amorim foi preso após decisão da 3ª Vara Federal da Comarca de Campo Grande, mas liberado com a anuência do desembargador federal Paulo Fontes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. No entanto, o caso chegou ao STF e o pedido foi revogado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura. O acusado recorreu mais uma vez e perdeu na última esfera judicial, formado pela 1ª Turma do STF.

“O paciente, mesmo ciente da investigação, continuou a agir, tentando de todos os modos salvar o dinheiro que obtivera com os crime. E para alcançar esse objetivo, persistiu com as práticas antes identificadas, de lavar dinheiro por meio de transações imobiliárias, ocultando o patrimônio em nome de terceiros, especialmente pessoas da família, que figuraram como testas de ferro”, alegou a Subprocuradora-Geral da República, Cláudia Sampaio Marques.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias