Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Geral
28/03/2019 14:57:00
Tifanny minimiza polêmica com Bernardinho: “Não se referiu a mim com preconceito”

Globo Esporte/LD

Imprimir

A oposta Tifanny, primeira atleta transexual a atuar no vôlei profissional brasileiro, minimizou a polêmica com o técnico Bernardinho, que a chamou de homem durante a partida entre Sesc-RJ e Sesi-Bauru, que terminou com a eliminação da equipe carioca da Superliga feminina.

O comentário foi feito após a jogadora marcar ponto explorando o bloqueio do time adversário. Bernardinho se irritou na lateral da quadra e disparou: "Um homem é f*". A reação do técnico foi flagrada pela transmissão da TV.

Para Tifanny, a declaração de Bernardinho não teve a intenção de ofendê-la.

– Quando eu vi o vídeo, eu já percebi que ele mencionou sobre o meu gesto técnico, que isso eu aprendi e não tem como esquecer, eu vou sempre fazer esse movimento. Eu também sou treinada por um treinador que foi da seleção masculina, o Anderson, e ele nos ensina a fazer esse movimento mais forte, para usar a mão de fora – explica a oposta.

O trecho do vídeo com o comentário de Bernardinho foi replicado no Instagram de um time de vôlei de São Paulo que prega a inclusão no esporte e que luta pela causa LGBTQI.

Na postagem, Bernardinho foi criticado por chamá-la de homem: "Foi triste ouvir da boca de um técnico referência mundial, bicampeão olímpico, recordista em prêmios de Superliga que ela era um homem! ", diz a publicação.

– Eu acho que o Bernardo pode ter sido infeliz no comentário, mas ele só se referiu ao meu gesto técnico, em nenhum momento ele se referiu a mim com desrespeito e preconceito. Logo após a partida nos conversamos, ele tem o meu respeito, eu tenho o respeito dele. Eu acredito que ele não fez isso de maldade. Está tudo bem entre eu e o Bernardo - finaliza Tifanny.

Bernardinho se desculpa em publicação

Após a repercussão do vídeo replicado no perfil do time de vôlei de São Paulo, Bernardinho comentou na postagem, pediu desculpas pelo comentário e disse que se referia à técnica da jogadora.

– Peço desculpas a todos. Não foi minha intenção de forma alguma ofendê-la, me referia ao gesto técnico e ao controle físico que ela tem, comum aos jogadores do masculino e que a maior parte das jogadoras não tem. Sempre trabalhei e tentei ajudar com meu trabalho diversos jogadores e jogadoras sem qualquer tipo de preconceito – disse Bernardinho.

O técnico ainda aproveitou a postagem para parabenizar a jogadora, que marcou 28 pontos e comandou a vitória do Sesi-Bauru por 3 sets a 1, eliminando o Sesc-RJ, de Bernardinho, que acabou eliminado pela primeira vez das quartas de final da Superliga desde a temporada 2004/05.

– À Tifanny dou meus parabéns pela grande atuação e conquista e a todos q se sentiram ofendidos reitero minhas desculpas pois jamais foi a minha intenção – completou Bernardinho.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias