Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Geral
26/07/2019 16:14:00
Trabalhadores relatam dificuldades em sacar o abono salarial PIS; Caixa confirma problemas com saques

G1/LD

Imprimir

Trabalhadores com direito ao saque do abono salarial PIS registraram em redes sociais que estavam com dificuldade para receber o dinheiro.

Uma leitora relatou ao G1 que seu marido não conseguiu sacar seu dinheiro na quinta-feira nem na lotérica, nem na agência da Caixa, e teria ouvido dos funcionários que o sistema estava fora do ar e que não havia previsão de normalizar a situação. Ao ligar no 0800 da Caixa, ele teria sido informado que o pagamento só estaria disponível em 5 de agosto.

Os saques para os nascidos no mês de julho começaram na quinta-feira.

Em seu perfil no Twitter, a Caixa reconheceu que houve uma indisponibilidade no saque do PIS. O banco informou que acionou a área de tecnologia e os sistemas já estavam normalizados. O post com essa informação foi publicado às 8h19 desta sexta-feira (26).

No entanto, relatos no próprio perfil da Caixa no Twitter mostram que os trabalhadores não estão conseguindo sacar o dinheiro nesta sexta-feira. O G1 entrou em contato com a Caixa e aguarda seu posicionamento.

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2017.

Os pagamentos começam a ser feitos pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho; no caso do Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem final da inscrição 0.

O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias