PC de Souza
O trabalhador rural Sebastião Nascimento Ferreira, de 31 anos, foi picado por uma cobra, no final da tarde desta segunda-feira (16), em uma fazenda no pantanal, distante 170 quilômetros de Coxim.
Ferreira capinava uma área da Fazenda Santa Izabel, localizada no município de Corumbá, quando foi picado por uma cobra, que segundo a esposa da vitima, seria uma Jararaca.
Trazido pelo capataz da fazenda por cerca de 150 quilômetros, o Corpo de Bombeiros aguardava a chegada Ferreira, juntamente com uma enfermeira do Hospital Regional, por volta da 0 hora desta terça-feira (17), munidos de soro antiofídico, que foi aplicado imediatamente.
Com ânsia de vômito, inchaço e muitas dores a vitima foi removida ao hospital, onde permanece em observação.
Cobra Jararaca
Características principais, alimentação, veneno, foto, habitat.
Classificação Científica:
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia Ordem: Squamata Subordem: Ophidia Superfamília: Xenophidia Família: Viperidae Gênero: Bothrops
Características principais:
Jararaca é um nome popular e comum dado a várias espécies de serpentes do gênero Bothrops.
As principais espécies são: jararaca-verde, jararaca-da-seca, jararaca-do-norte, jararaca-ilhoa, jararaca-da-mata, jararaca-cruzeira e jararacuçu.
As jararacas vivem em várias regiões da América Central, América do Sul e México. No Brasil, por exemplo, existem várias espécies de jararaca.
Os habitats principais são cerrados e florestas.
Existe grande variedade com relação a cores e tamanho. Dependendo da espécie de jararaca, podem atingir de 70 cm a 2 metros de comprimento. O tamanho médio das jararacas é de 1,20 cm.
Grande parte das espécies possui vida noturna e terrestre.
As jararacas são vivíparas (dão a luz a filhotes).
Alimentam-se principalmente de pequenos roedores, sapos e lagartos.
As jararacas são serpentes peçonhentas, ou seja, produzem veneno. O veneno das jararacas é potente e pode levar o indivíduo picado a morte, caso não haja socorro médico e aplicação de soro antiofídico.
Dica importante:
- Para não ser picado por uma cobra é importante entrar em regiões de matas e florestas usando botas resistentes e calças compridas. Olhar sempre nos locais onde vai pisar.