Sheila Forato
O município de Coxim, considerado polo da região norte de Mato Grosso do Sul, perdeu 1.308 habitantes, segundo o Censo 2022, se comparado a 2020. A informação frustrou parte dos moradores e as autoridades locais.
Em 2020 éramos 33.459 habitantes. Atualmente somos 32.151, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por telefone, o prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), informou que vai contestar esse número e pedir recontagem dos habitantes.
“Esse número não reflete a realidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos, principalmente os municipais. Nossa cidade está cada vez mais populosa, o comércio cresceu consideravelmente nos últimos anos, ganhamos diversas lojas que, consequentemente, geraram diversos empregos. A construção civil está a todo vapor, vemos casas sendo construídas nos quatro cantos da cidade”, argumentou o prefeito.
Durante a coleta de dados, diante das diversas reclamações de moradores de Coxim, que não estavam sendo entrevistados, Edilson já tinha demonstrado preocupação, inclusive se reuniu com representantes do IBGE em Campo Grande para falar da insatisfação com o trabalho realizado.
A Prefeitura chegou a fazer campanha na redes sociais e ganhou apoio da população para que as pessoas abrissem as portas aos recenseadores. A imprensa local foi parceira, divulgou o número de telefone para quem não tinha sido entrevistado entrar em contato. Contudo, o resultado ainda foi negativo.
O Edição MS quer saber se você foi entrevistado pelo Censo 2022. Responda nossa enquete na capa do site.