VERSÃO DE IMPRESSÃO
Cidades
10/01/2018 11:20:00
Prejuízos da chuva em 13 cidades de MS já passa dos R$ 13 milhões
Balanço considera cidades em situação de emergência, mas número de municípios com problemas já chega a 20

CGNews/PCS

Foto: PC de Souza

á passa de 20 o número de municípios que informaram à Defesa Civil, enfrentar problemas devido ao excesso de chuvas, só nos primeiros dias do ano. A situação mais preocupante, segundo o órgão, é nos municípios onde o nível dos rios está subindo cada vez mais, como em Coxim, Aquidauana, Miranda e Bela Vista. Nos 13 primeiros municípios a decretarem situação de emergência, o valor dos prejuízos, até o momento, é de R$ 13.922.298,56.

Equipes da Defesa Civil estadual viajaram para cidades do norte e sul do estado, onde vários municípios sofreram danos e agora contabilizam os prejuízos em decorrência das chuvas. O objetivo é auxiliar nas atividades de recuperação dos estragos. "A gente trabalha de forma complementar, o município é quem dá uma primeira resposta e a gente oferece um apoio nas ações de resposta e de recuperação dos estragos", explicou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Isaías Bittencourt.

Ele informou ainda, ter viajado pessoalmente para Coxim, onde o nível do rio Taquari já desabrigou uma família, para acompanhar a situação. "O rio está subindo cada vez mais e hoje está em 5.16 segundo levantamento do Imasul. Por isso, deixamos dois salões preparados para abrigar famílias que possam ter de sair de suas casas a qualquer momento", garantiu.

Ao menos 380 famílias que moram em regiões ribeirinhas foram cadastradas e estão sendo monitoradas. Nem todo mundo quer abandonar os imóveis, mas caso a situação piore, um trabalho ainda maior será feito para convencer os moradores.

Foto: PC de Souza