VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
17/07/2020 12:02:00
Durante lockdown, circular pelas ruas de São Gabriel do Oeste pode levar a condução coercitiva
Veículos também podem ser apreendidos

Sheila Forato

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gabriel do Oeste

Foi publicado nesta sexta-feira (17) o decreto 2.188/2020 que dispõe sobre novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) em São Gabriel do Oeste, que já contabiliza 315 casos da doença e dois óbitos, conforme o boletim do governo do Estado, divulgado nesta manhã.

A cidade vai ter um mini lockdown, a partir das 13 horas de sábado (18) até às 5 horas de segunda-feira (20). Além do fechamento praticamente total do comércio as pessoas estão proibidas de circular nas ruas durante o período citado, sob pena de condução coercitiva e apreensão de veículos, se for o caso.

De acordo com o decreto, somente as pessoas que forem cumprir alguma necessidade primária podem sair de casa, como ir ao Hospital Municipal, que vai ficar aberto durante o fechamento da cidade e, até mesmo, nas farmácias ou postos de combustíveis. As pessoas que trabalham nos estabelecimentos autorizados ao funcionamento podem circular de casa para o trabalho e vice-versa.

Entretanto, todos que forem flagrados circulando terão de comprovar a necessidade, a forma não foi especificada, mas o uniforme, crachá, carteira de trabalho ou até mesmo uma declaração da empresa comprovam. O decreto pede também que os moradores de São Gabriel do Oeste, que precisem se deslocar, estejam munidos com documentos que tenham fotos.

Vale lembrar que os serviços de entregas também estão proibidos pelo decreto municipal. Para fiscalizar, o prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB) anunciou em live no Facebook uma força tarefa composta por fiscais do município, das polícias e do MPE (Ministério Público Estadual).

Confira o que pode funcionar na cidade durante o lockdown.

  • Farmácias;
  • Serviços de fornecimento de energia elétrica, água e gás;
  • Serviço de saneamento e coleta de resíduos sólidos;
  • Serviços de segurança privada;
  • Postos de combustível, devendo permanecer fechados os serviços de lanchonete, restaurante e conveniência;
  • Serviços funerários;
  • Serviços de saúde;
  • Outros que vierem a ser definidos em ato conjunto expedido pelo Gabinete do Prefeito e pela Secretaria Municipal de Saúde.