Sheila Forato
Já virou clichê falar que Coxim está quebrando o próprio recorde, dia após dia, quando o assunto é casos ativos de Coronavírus (Covid-19). Nesta sexta-feira (21), o boletim epidemiológico mostra que a cidade tem 208 pessoas infectadas ao mesmo tempo, além de outras 121 aguardando resultados de exames.
É clichê, mas não podemos deixar de citar: é a quarta vez, somente nesta semana, que o número de casos ativos é superado. O alerta está vermelho, assim como a bandeira de Coxim junto ao Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que analisa os indicadores e classifica os municípios. Desses 208 ativos, 11 estão internados nos Hospitais Regional e da Cassems.
Dentre os internados, dois ocupam leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em Coxim. Vale ressaltar que a UTI do HR está lotada, com 100% dos leitos ocupados e se algum paciente precisar de cuidados intensivos vai ter de entrar numa fila de espera que tem, neste momento, 230 pessoas na frente, conforme o governo do Estado.
Durante live de manhã, o secretário de Estado, Geraldo Resende, demonstrou preocupação com o aumento dos casos em Mato Grosso do Sul. Ele calcula que pelo menos 5% dos infectados necessitam de cuidados intensivos, exigindo uma demanda hospitalar acima da capacidade que o Estado consegue atender.