VERSÃO DE IMPRESSÃO
Ciência e Saúde
10/05/2018 14:33:00
Mutirão da Ortopedia traz alívio a pacientes e familiares

Da redação/PCS

Foto: Divulgação/PMC

Coxim tem disponibilizado mais um serviço de atendimento à saúde da população e que tem colaborado com a vida de muitas pessoas: o Mutirão da Ortopedia. A cada quinze dias, o Hospital Regional de Coxim (HRC) Dr. Álvaro Fontoura Silva recebe uma equipe de ortopedistas que realizam cirurgias de baixa, média e grande complexidade.

Neste último sábado, dia 05 de maio, foram realizadas 19 cirurgias, entre elas, prótese de quadril, fratura de quadril, punhos, fêmur, cotovelos, pernas, joelhos, antebraços, ferimentos com lesão de tendões, dedos e outros casos.

A ação acontece por meio da Prefeitura de Coxim, do Governo do Estado de MS e o Hospital Regional de Coxim. A equipe coordenada pelo ortopedista Dr. José Mauro de Castro Filho possui médicos de Coxim e Campo Grande, com parceria de cinco médicos que se revezam a cada mutirão.

Quinzenalmente, os atendimentos do Mutirão da Ortopedia iniciam na sexta-feira, com triagens nos pacientes atendidos anteriormente por ortopedistas que solicitam cirurgia, pacientes que dão entrada no Pronto Socorro por motivo de acidentes ou encaminhados de municípios vizinhos.

Na triagem, os médicos verificam os exames, avaliam o caso, selecionam os pacientes a receberem o procedimento e agendam o horário da cirurgia no sábado.

Celeridade no atendimento

As cirurgias ortopédicas contam com todo o acompanhamento pós-operatório. Cirurgias que aguardam mais tempo quando encaminhadas para a Capital podem ser solucionadas em menos tempo em Coxim. “Nós conseguimos atender e dar conforto para esses pacientes, com alta tecnologia e sem precisar se deslocar da cidade. A população de Coxim ganha com esse atendimento, pois cirurgias que poderiam demorar muito para serem agendadas, nós conseguimos realizar em, no mínimo, 15 dias aqui no Hospital”, ressalta Jackeline Cardoso, enfermeira responsável pelo Centro Cirúrgico do HR.

Caso necessite de atendimento ortopédico, o serviço de agendamento para consultas médicas deve ser feito nas unidades de saúde dos bairros, apenas casos de urgência e emergência são atendidos no Hospital Regional em períodos diferentes do Mutirão da Ortopedia.

Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura