VERSÃO DE IMPRESSÃO
Coxim
21/04/2018 07:39:00
Polícia Militar apresenta projeto Patrulha Mirim ao município

Da assessoria/LD

Foto: Divulgação assessoria

Nesta quinta-feira, o prefeito Aluizio São José e a secretária municipal de Educação, Raquel Singh, assistiram à apresentação do projeto Patrulha Mirim, desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em parceria com municípios. Assistiram também a apresentação o comandante do 5o Subgrupamento de Corpo de Bombeiros, tenente BM Bueno, representando o Conselho Municipal de Segurança, o comandante do 5o Batalhão de Polícia Militar, Major Luiz César de Souza Herculano, e o professor Alessandro Arguelho Souza, representante da Coordenadoria Regional de Educação (CRE-4).

O projeto Patrulha Mirim é um projeto social desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as prefeituras que oferece atendimento a crianças e jovens de 9 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social. É um programa de ação social participativa, cujo maior objetivo é integrar a sociedade e a Polícia Militar de MS, aproximando os jovens e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura da paz, o esporte e o lazer.

O projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas utilizando-se da disciplina militar, buscando com isso, afastar esses jovens de oportunidades negativas ao seu desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade abrir novos horizontes à criança e ao adolescente, resgatando a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família, o civismo, encorajando e estimulando-os para a vida harmoniosa em sociedade. Outra premissa é o estimulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar (média 7).

A cada ano, no período de 10 meses, os patrulheiros mirins recebem instruções e participam de ações socioeducativas que proporcionarão à criança e ao adolescente engajado no projeto, a possibilidade e oportunidade de mudar o quadro em que se encontram através do desenvolvimento de suas potencialidades, da integração à comunidade e aquisições de hábitos saudáveis.

Os patrulheiros participam do projeto no período oposto ao período escolar. É possível entrar aos 9 anos e permanecer até o término do Ensino Médio. Durante a participação, o patrulheiro é avaliado por suas notas escolares, por seu comportamento na escola, seu comportamento com sua família e seus compromissos religiosos.

A coordenadora estadual do projeto, subtenente Inês, explica que o projeto traz em si a base militar para orientar os alunos. “O projeto Patrulha Mirim está em desenvolvimento em todo o Estado, é um projeto desenvolvido com base na hierarquia militar e disciplina, com o intuito de prevenir que crianças e adolescentes se envolvam com a criminalidade. Cobramos o respeito com os pais, o compromisso com Deus e com a escola. Então, temos uma tríade de trabalho: com a família, com a sociedade e com a escola”, reforça.

Os integrantes da Patrulha Mirim são instruídos a ficarem longe das drogas e da violência, através de aulas, palestras sobre o tema e atividades, além de aprenderem noções de civismo.

O prefeito Aluizio acredita na importância de ações como esta para um futuro promissor para os jovens coxinenses. “A Polícia Militar nos apresentou o projeto a fim de formalizarmos a parceria para que possamos instituir esse novo programa social na nossa cidade. Ele tem como objetivo instruir as crianças com ensinamentos morais, cívicos e valores do dia-a-dia para que elas possam crescer e ser cidadãos do bem. A Prefeitura está avaliando as condições e deverá anunciar junto com a Polícia Militar, em breve, mais essa grande parceria em prol das crianças e adolescentes, que precisam tanto de nossa atenção”, ressalta.

"A Polícia Militar tem preocupação com o preventivo, neste sentido, os projetos sociais vêm a conscientizar os adolescentes para que sejam cidadãos de bem. Nos locais onde existe a Patrulha Mirim, já estamos colhendo frutos, com jovens entrando na instituição, nas faculdades entre outros locais. Assim, a parceria é fundamental para o melhor andamento do programa" salientou o comandante do 5º BPM, Major Luiz César de Souza Herculano.