VERSÃO DE IMPRESSÃO
Economia
31/05/2023 13:55:00
Tribunal de Contas de MS vai fiscalizar unidades de saúde no interior do Estado

Correio do Estado/LD

Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o chefe da divisão da saúde do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Haroldo Oliveira Souza, afirmou que o TCE-MS irá fiscalizar Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios do Estado.

O serviço já acontece em Campo Grande e, futuramente, será estendido para todos os municípios de MS.

“Outro ponto importante também a ser ressaltado é que é um projeto que vai ser expandido pra todo o estado no futuro”, enfatizou Oliveira.

O Tribunal de Contas, fiscaliza, nesta quarta-feira (31), 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), espalhadas pelas sete regiões de Campo Grande.

Hoje, 22 pessoas divididas em 11 equipes, com dois auditores cada, estão nos postos de saúde realizando a vistoria.

O trabalho de fiscalização é feito por meio de questionário sobre as instalações, equipamentos, recursos humanos, exames, medicamentos e insumos, imunização e o registro fotográfico dos achados.

O relatório, com os resultados e balanço final da fiscalização em Campo Grande, será divulgado em até três semanas.

O objetivo da vistoria é realizar um levantamento da situação a qual se encontra as unidades de saúde, para identificar possíveis melhorias.

Haroldo Oliveira afirmou que após divulgação do relatório, os próximos passos são apurar o que foi encontrado, analisar a situação e trazer resultados.

“Depois do relatório são vários desdobramentos possíveis. O conselheiro relator recebe esse relatório e a partir daí ele vai fazer as determinações e recomendações que ele entender pertinente ao caso”, explicou.

Além disso, Oliveira enfatizou que a fiscalização não tem viés de denúncias ou perseguições políticas.

“Não é nada disso [se referindo às denúncias ou perseguições políticas]. Não aconteceu nada em específico que desencadeou [a fiscalização], mas sim é o desdobramento de um planejamento anual da nossa área e do Tribunal de Contas também. É apenas um diagnóstico pra que a gente possa direcionar melhor nossas equipes de fiscalização”, detalhou.