Sheila Forato
O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) foi reconhecido definitivamente como o único representante dos profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Coxim. A decisão judicial final garante segurança jurídica à categoria.

Com isso, o Sinsmc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Coxim) não pode mais representar os trabalhadores em Educação em qualquer negociação junto à Prefeitura de Coxim. Na prática, apenas o Simted/Coxim pode negociar com o município em nome desses trabalhadores.
A presidenta do Simted/Coxim, professora Mara Núbia dos Santos, explica que a ação judicial teve início justamente por conta dessas tentativas por parte do Sinsmc. No entendimento do Simted, acolhido pela Justiça, o Sinsmc contrariou o princípio da unicidade, previsto no artigo 8º, inciso II, da Constituição Federal.
Para Mara Núbia, o resultado é uma vitória simbólica e prática. “Essa decisão representa a vitória da legalidade e do respeito à história de luta e organização dos profissionais da Educação”, afirmou.
A presidenta enfatiza ainda que o Simted trabalha exclusivamente na defesa dos direitos dos trabalhadores em Educação. Foi justamente esse o entendimento da Justiça, reafirmando que é o sindicato que melhor representa a categoria.
Atuação e conquistas
Ao falar sobre a vitória histórica, que pode ajudar na resolução de conflitos em outros municípios de Mato Grosso do Sul, Mara Núbia relembrou os 40 anos de lutas do Simted/Coxim, filiado à Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).
A mais recente é a participação na revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) e na criação do Estatuto dos profissionais da Educação, assim como no acompanhamento da execução do PME (Plano Municipal de Educação).
Entretanto, é na atuação firme pela defesa da valorização profissional e políticas públicas voltadas à Educação de qualidade. “Isso vai muito além de salário. Buscamos reconhecimento, oportunidades de crescimento, condições de trabalhos adequados e garantias legais, buscando a satisfação de nossos profissionais”, salientou a presidenta.
Essa atuação, mesmo antes de ser reconhecido como o único representante dos trabalhadores em educação garantia assento do Simted/Coxim nas mesas de negociações, como na aplicação do Piso Salarial Nacional e nos reajustes anuais, além de representação no Conselho do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e participação em instâncias estaduais e nacionais, por meio da Fetems e da CNTE.
Força coletiva
Mara Núbia acredita que o fim dessa briga judicial vai tornar o Simted/Coxim ainda mais forte, por isso, a decisão foi recebida com entusiasmo pela categoria, que reforça o compromisso com a unidade e a transparência sindical. “A unidade é o que nos faz fortes. Seguiremos trabalhando com responsabilidade e compromisso com a nossa base”, concluiu a presidenta.
Ela aproveitou para convidar os trabalhadores em Educação que ainda não se filiaram ao sindicato para fazer uma visita, conhecer mais de perto todo o serviço prestado e os benefícios de pertencer a família Simted/Coxim, consolidado como espaço legítimo de diálogo e defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.
O sindicato está localizado na Rua Fernando Corrêa, 364, no Bairro Jardim Alvorada. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 99664-4420. Acompanhe o trabalho do Simted pelo Instagram @simtedcoxim

