GEMS/LD
Após três anos do último título, o Naviraiense ergueu o troféu de campeão da série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense nesse domingo (10). O jacaré do Conesul volta à primeira divisão após dois anos.
Anteriormente, a equipe de Naviraí foi campeã da segunda divisão nos anos de 2007 e 2021. Há 15 anos, o time venceu a primeira divisão do campeonato estadual.
Com 18 pontos e 15 pontos, respectivamente, Naviraiense e Águia Negra retornam à elite do futebol estadual em 2025.
O jogo
O jogo que confirmou o título ao Naviraiense ocorreu nesse domingo (10) contra o Operário de Caarapó. O CEN visitou o Operário AC no estádio Carecão e saiu com a vitória por 1 a 0.
O gol do título foi de Uender aos nove minutos do segundo tempo.
No outro jogo da última rodada, Comercial e 7 de Setembro empataram em 2 a 2. Assim, a disputa da série B terminou da seguinte forma:
Naviraiense - 18 pontos
Águia Negra - 15 pontos
7 de Setembro - 11 pontos
Comercial - 7 pontos
Operário AC - 3 pontos
O caminho até o acesso
Relembre a seguir a trajetória de Naviraiense e Águia Negra até o acesso à primeira divisão.
Na estreia, as equipes de Rio Brilhante e Naviraí saíram com a vitória dentro de casa. No Ninho D´águia, o rubronegro venceu o 7 de Setembro por 3 a 1. No Virotão, o Naviraiense fez 2 a 1 sobre o Comercial.
Na segunda rodada, o Naviraiense folgou enquanto o Águia Negra garantiu mais uma vitória, desta vez contra o Comercial. Placar final 2 a 0 no Jacques da Luz.
O confronto direto entre as duas equipes veio na rodada seguinte, mas frustrou os torcedores dos dois lados. No Ninho D’águia, as redes não balançaram.
O Águia Negra não saiu do zero a zero com o Operário AC na quarta rodada. Já o Jacaré do Conesul goleou o 7 de Setembro por 3 a 0, dentro de casa. O maior placar até então no campeonato.
Fechando o primeiro turno, foi a vez do Naviraiense empatar com o Operário AC, mas em 1 a 1. O Águia Negra não jogou nessa rodada.
Returno e disparada
O segundo fim de semana de outubro veio e com ele o returno da série B. Os agora classificados já despontavam no topo da tabela, ambos com 8 pontos. O 7 de Setembro vinha em terceiro com 4 pontos e Comercial e Operário AC tinham 3 cada um.
Os números no placar foram os mesmos no reencontro entre 7 de Setembro e Águia Negra, mas desta vez foi a equipe de Dourados que fez 3 gols contra 1 do rival.
O Naviraiense superou a si mesmo com relação a goleadas e meteu 4 a 0 no Comercial.
Na sétima rodada, a equipe de Naviraí não jogou, mas a de Rio Brilhante fez 2 a 1 no Comercial.
No fim de outubro, pela rodada de nº 8, os classificados voltaram a se enfrentar e mais um empate, agora em 1 a 1.
No último fim de semana, no sábado (2), o Naviraiense voltou a vencer o 7 de Setembro por 3 a 0, garantindo a primeira vaga na série A de 2025. No dia seguinte, o Águia Negra saiu com a vitória contra o Operário AC por 1 a 0 e também carimbou sua passagem pra elite.
A Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense deve contar também com Operário FC, Dourados AC, AA Portuguesa, Corumbaense FC, Ivinhema FC, Costa Rica EC, Aquidauanense FC e Coxim AC.