VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
04/07/2017 10:14:00
Na Arena da Baixada, Brasil encara o Canadá em 1º passo para fim de jejum

Globo Esporte/LD

Aos poucos, a sombra de Bernardinho se esvai. Mas, em seu primeiro grande desafio à frente da seleção brasileira, Renan Dal Zotto tenta justamente repetir os passos de seu antecessor. Nesta terça-feira, a equipe encara o Canadá na estreia da fase final da Liga Mundial. O técnico busca o título da competição assim como fez o antigo treinador em seu ano de estreia no cargo, em 2001, para quebrar um jejum que completará sete anos. A partida será às 15h05, na Arena da Baixada, com transmissão da TV Globo e do SporTV, além da cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com.

Quando assumiu a seleção, em 2001, Bernardinho também encarou a Liga Mundial como seu primeiro grande desafio. Saiu dela campeão - o primeiro de muitos títulos à frente da equipe. Renan, então, tenta repetir o feito. Não será fácil, porém. Segundo colocado na fase de classificação, ainda que já estivesse garantido na disputa por sediar o evento, o Brasil tenta voltar a conquistar a Liga, algo que não consegue desde 2010, quando levou o título em Córdoba, na Argentina. Desde então, ficou no quase em quatro oportunidades - vice em 2011, 2013, 2014 e 2016. A seleção é a maior vencedora da competição, com nove conquistas - 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010.

A fase de classificação mostrou um Brasil ainda à procura de seu melhor jogo. Renan fez testes, colocou em quadra todos os atletas que tinha à disposição e observou. Teve problemas, como as lesões de Lipe e Evandro, que o deixaram com opções a menos. Também mudou algumas peças. Thales ganhou a confiança do treinador e começará a fase final como líbero titular - Tiago Brendle fica como alternativa. Campeão olímpico, Douglas ficou fora da lista final, e Rodriguinho foi mantido.

  • Houve uma evolução em todos os aspectos, principalmente o físico. Hoje, você vê os garotos com mais pegada, mais tempo de bola, uma qualidade de salto melhor. E isso, claro, é natural com o treinamento. E, depois, na parte tática. As transições entre defesa e ataque estão acontecendo com um maior refinamento, uma maior sintonia. Isso é reflexo do dia a dia. Não poderia ser diferente. É uma seleção em um estágio melhor, mas vai ter que jogar o máximo para avançar. É um equlíbrio muito grande.

No primeiro momento, Brasil encara Canadá e Rússia em busca de um lugar nas semifinais - os dois melhores avançam. Os canadenses surgem como azarões na fase final. É a única das seis seleções a não ter um título da Liga Mundial. É, porém, uma equipe que já conseguiu surpreender rivais com mais tradição. Por isso, Renan pede cuidado para terminar com o jejum de conquistas na Liga.

  • O Brasil, em todos esses anos, tirando o que ficou em quinto, ficou em segundo ou terceiro. São resultados importantes. O Canadá é uma seleção extremamente competitiva. Deu calor no Brasil nos Jogos Olímpicos, deu calor na Europa (na primeira fase). É uma seleção extremamente técnica, com muito volume de jogo. Vai ser um jogo duríssimo.

Do outro lado, o Canadá se mostra satisfeito com o caminho que trilhou rumo à fase final. Em sua segunda experiência entre os melhores do mundo, a seleção tenta voltar a surpreender.

  • É muito emocionante. Estamos muito felizes de jogar aqui. Estamos muito felizes por estar no Brasil, espero que a atmosfera seja legal. Era nosso objetivo nos classificar para a fase final. Conseguimos. Estamos aqui para competir - disse Stéphane Antiga, treinador canadense.

Em sua primeira fase decisiva à frente da seleção, Renan tenta controlar a ansiedade. Garante, no entanto, estar tranquilo com o trabalho feito até aqui.

  • Tenho uma certa ansiedade, que é normal. Rezo a Deus para nunca perder isso. Mas também estou tranquilo por tudo o que a gente fez. Treinamos bastante. Ninguém treinou como a gente. Batalhamos muito, todo mundo se entregando ao máximo. A seleção está preparada. Depois, o jogo prega algumas surpresas. Essa talvez seja uma habilidade que o Brasil ainda precisa desenvolver. E sempre foi muito bom nisso.

Tabela da fase final:

Grupo J – Brasil, Canadá e Rússia

Grupo K – Sérvia, França e Estados Unidos

Dia 4 (terça-feira)

15h05 – Brasil x Canadá (jogo 55)

17h40 – França x Estados Unidos (jogo 56)

Dia 5 (quarta-feira)

15h05 – Rússia x Canadá (jogo 57)

17h40 – Sérvia x Estados Unidos (jogo 58)

Dia 6 (quinta-feira)

15h05 – Brasil x Rússia (jogo 59)

17h40 – França x Sérvia (jogo 60)

Dia 7 (sexta-feira) - Semifinais

15h05 – 1º J x 2º K (jogo 61)

17h40 – 1º K x 2º J (jogo 62)

Dia 8 (sábado)

20h – Perdedor do Jogo 61 x Perdedor do Jogo 62

23h05 – Vencedor do Jogo 61 x Vencedor do Jogo 62 (FINAL)