VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
10/01/2018 10:26:00
Funk brasileiro se espalha nas paradas da América Latina com 'Olha a explosão' e 'Bum bum tam tam'

G1/LD

O ano de 2018 começou com dois funks brasileiros nas paradas de quase toda a América Latina. "Bum bum tam tam", do MC Fioti, e "Olha a explosão", de Mc Kevinho, estão em alta rotação no YouTube e Spotify nos vizinhos do Brasil.

As músicas não chegam às primeiras colocações, mas já se espalharam por quase toda a região. No YouTube, "Olha a explosão" chega ao 6º lugar na Costa Rica e no Equador e "Bum bum tam tam" ao 5º no Panamá e 8º no Paraguai.

"Bum bum tam tam" está no Top 50 de todos os países da América Latina que têm paradas do Spotify, exceto El Salvador.

Melhor que no Brasil

Os dois funks de São Paulo estão, em geral, melhor nas paradas dos outros países do que no Brasil atualmente. É que as duas faixas já passaram do seu auge nos rankings brasileiros.

"Bum bum tam tam" foi lançada em março de 2017. Em dezembro, ganhou uma versão trilíngue, mirando a expansão global. É esta versão, com Fioti, J. Balvin e Future, que está nas paradas.

"Olha a explosão" é ainda mais antiga, de dezembro de 2016, e está sendo tocada na versão original. Ela está melhor na parada semanal do YouTube (por exemplo, em 11º lugar na Argentina e 9º no Chile, no período entre 1 e 7 de janeiro).

Brasileiros no reggaeton

Fioti e Kevinho não são os únicos brasileiros nas paradas latinas atuais. Anitta e Nego do Borel estão em posições ainda melhores nos países vizinhos. Mas suas faixas ("Downton" e "Corazón"), não são em ritmo de funk. Elas têm arranjos de reggaeton, estilo mais popular nestes países hoje.

Anitta também está bem na parada mundial do Spotify com o funk "Vai malandra". Mas a boa posição no ranking global (a faixa chegou ao top 50 no final de 2017) se deve mais às execuções no Brasil, onde a música está em 1º lugar.

Além do ranking brasileiro, o único país da América Latina com "Vai malandra" no top 50 do Spotify nesta terça-feira (9) é o Paraguai, em 38º.