CE/LD
José Armando Correia da Silva, de 18 anos, morreu afogado em um lago no centro de Rio Brilhante, município localizado a 165 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o boletim de ocorrência, o rapaz saiu de casa para tomar tereré e nadar com os amigos, na tarde deste domingo (26). José entrou no lago e começou a nadar, mas, em certo momento, se afogou.
Corpo de Bombeiros foi acionado e, ao chegarem no local, entraram no rio com uma máscara de mergulho para localizar a vítima.
Uma bolha foi observada a 10 metros e rapidamente os militares foram até o ponto e localizaram o jovem em uma profundidade de dois metros e a cerca de três metros da beira.
A vítima foi retirada do lago com a temperatura do corpo normal, mas sem pulso, sem respiração, espuma e água saindo pela boca, pupilas isocóricas e sem reação a luz.
De imediato, os militares iniciaram o procedimento de reanimação cardiopulmonar (RCP) e encaminharam a vítima para o Hospital de Rio Brilhante. A vítima não resistiu e faleceu na unidade hospitalar.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as principais causas de afogamento são falta de habilidade na natação, falta de conhecimento a respeito do local em que se nada, cansaço do nadador, traumatismo por mergulho em águas rasas ou com pedras, cãibras, uso de álcool e problemas de saúde como infartos e crises convulsivas.
RECOMENDAÇÃO
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de atitudes podem evitar tragédias em afogamentos. Veja:
Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe
Não ultrapasse faixas e placas de avisos
Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas
Não tente salvar uma pessoa afogada, caso não saiba nadar, sempre acione o Corpo de Bombeiros
Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros
Evite nadar sozinho
Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água
Não se afaste da margem
Nade longe de pedras e estacas
Não salte de locais elevados para dentro da água
Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele
Evite brincadeiras de mau gosto, como caldos, trotes, saltos e de empurrar
Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas
Não abuse se aventurando perigosamente
Não deixe as crianças sozinhas em meios aquosos
Não deixe brinquedos ou materiais dentro da piscina, pois atraem a atenção de crianças
Não deixe baldes ou bacias com água ao alcance de crianças e sempre deixe a tampa da privada fechada
Obedeça sinalizações próximos à margem de rios
Mantenha a calma e o pulmão sempre cheio de ar, pois ele funcionará como uma boia
Caso esteja em um rio, tentar jogar as pernas para frente, de forma a proteger a cabeça
Mantenha calma: a própria correnteza do rio, em algum momento, o levará até a margem
Tente agarrar algum galho de árvore que esteja flutuando
Evite navegar com carga em excesso
Só entre na embarcação usando coletes salva-vidas
Somente conduza embarcações se for habilitado para tal