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08/03/2024 16:28:00
Pesquisa aponta que Páscoa deve movimentar R$ 338,92 milhões em MS

CGN/LD

Movimentação econômica da Páscoa deste ano deve totalizar R$ 338,92 milhões em Mato Grosso do Sul, o que representa um aumento de 26% no montante total em relação a 2023. É o que mostra a pesquisa realizada pelo IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS) e e o Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), divulgada nesta sexta-feira (8).

De acordo com a pesquisa, desse valor, R$ 152,28 milhões serão destinados à compra de presentes, com gasto médio de R$ 173,72, enquanto as comemorações devem somar R$ 186,64 milhões, com gasto médio no valor de R$ 205,02.

A pesquisa também revela que 56,53% pretendem presentear nesta Páscoa e 60,11% irão comemorar a data. Sobre as comemorações, 89,13% farão reuniões com amigos e familiares.

Sobre as compras, a principal opção de presentes são os ovos de páscoa, apontados por 82,55%, seguidos dos bombons (23,18%), ovos caseiros (17,71%) e cesta de chocolate (2,65%). Filhos e cônjuges são os principais presenteados, perfazendo 59% e 22%, respectivamente. Depois vêm os sobrinhos/afilhados (21%), a própria pessoa (19%) e outros (17%).

Com essa expectativa de movimentação financeira, o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, explica que o empresário deve aproveitar para garantir um bom faturamento. "Algumas dicas para isso são: decorar o estabelecimento com temas de Páscoa para atrair clientes e criar um ambiente festivo, utilizando elementos como coelhos, ovos e flores. Outra dica é utilizar as redes sociais, anúncios on-line e materiais impressos para promover os produtos e ofertas, destacando as promoções".

Segundo Paulo, esta Páscoa também será uma boa época para oferecer opções para todos os públicos. "É importante oferecer produtos sem glúten ou lactose e veganos. O empresário pode oferecer diversas opções de compras, como no formato on-line, entrega em domicílio ou retirada na loja, e diversas opções de pagamento. Por fim, ter um atendimento excepcional com o cliente garante a satisfação e o incentiva a retornar no futuro”, orienta.

Durante o levantamento, foram ouvidas 1981 pessoas entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e pode ser vista na íntegra por meio deste link.