CGN/PCS
O mapa meteorológico divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (14) mostra aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva em várias regiões de Mato Grosso do Sul.
A passagem de uma frente fria provoca diferenças marcantes entre o norte e o sul sul-mato-grossense: enquanto o sul e o cone-sul terão tempo mais firme, o norte e o leste podem registrar pancadas de chuva e tempestades isoladas.
Segundo o Cemtec, os ventos devem soprar do leste, com rajadas entre 40 e 60 km/h, podendo ultrapassar esse valor em pontos isolados. Na quarta-feira, o cenário muda, há risco de chuvas mais fortes e tempestades acompanhadas de raios e ventos intensos, especialmente na região centro-sul do Estado.
Em Coxim, após uma chuva, a terça-feira começou mais amena, com termômetros registrando mínima de 22°C, a máxima prevista para hoje chega aos 32°C, há previsão de chuva após o almoço, amenizando novamente o calorão.
Em Campo Grande, a previsão indica mínima de 21°C e máxima de 31°C, com tempo parcialmente nublado. Em Corumbá, a máxima chega a 33°C; em Aquidauana, 35°C; e em Porto Murtinho, 34°C, todas sob predomínio de sol e variação de nuvens. Já em Dourados, os termômetros variam entre 17°C e 30°C, e em Ponta Porã, 16°C a 29°C, com condições semelhantes.
Mapa de MS com a previsão do tempo para esta terça-feira (Arte: Cemtec) Na região leste, Três Lagoas terá máxima de 29°C, Paranaíba chega a 28°C e Anaurilândia alcança 30°C. No norte, Camapuã marca 31°C e Coxim, 34°C. No extremo sul, Iguatemi registra máxima de 29°C.
As mínimas variam de 15°C no sul a 24°C no norte, com máximas que podem atingir até 35°C em algumas localidades.
As chuvas de segunda-feira foram registradas em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, com volumes bastante irregulares. Os maiores acumulados ocorreram em Três Lagoas (39,4 mm), Bandeirantes (39,6 mm), Naviraí (32,4 mm) e São Gabriel do Oeste (30,4 mm). Também choveu de forma significativa em Ivinhema (28,8 mm), Caarapó (25,2 mm), Rio Brilhante (23,6 mm), Anaurilândia (22 mm) e Laguna Carapã (21,4 mm). Em cidades como Corumbá, Porto Murtinho, Miranda, Nova Andradina e Cassilândia, não houve registro de precipitação.
As rajadas de vento também chamaram atenção, alcançando 59,4 km/h em Angélica, 56 km/h em Chapadão do Sul, 55 km/h em Rio Brilhante e Bandeirantes, e 53,5 km/h em Nova Alvorada do Sul. Em Campo Grande, a chuva somou 12,4 mm, com ventos de 41,4 km/h.