VERSÃO DE IMPRESSÃO
Mundo
13/11/2018 10:48:00
Com 42 mortos, incêndio florestal é o mais fatal da história da Califórnia

O Globo/LD

Subiu para 42 o número de mortos registrados no incêndio florestal na Califórnia, nos Estados Unidos. Há vários focos de fogo, mas o pior deles atinge a cidade de Paradise, no norte do estado.

Pelo Twitter, o presidente americano Donald Trump informou que aprovou o pedido de declaração de desastre natural no estado.

"Quero responder rapidamente para aliviar um pouco do grande sofrimento que está ocorrendo. Estou com vocês de todo o jeito", ressaltou Trump, que prestou solidariedade a vítimas e parentes.

Bombeiros trabalham intensamente para controlar as chamas. Ao menos 4.500 homens de lugares distantes, como os estados de Washington e Texas, estão trabalhando para frear o avanço do fogo.

"Hoje os restos mortais de mais 13 pessoas foram encontrados, elevando o número total de mortos para 42", disse o xerife do condado de Butte, Kory Honea, em entrevista coletiva.

A maior parte dos mortos estava na cidade de Paradise e seus arredores. Segundo as autoridades, mais de 200 pessoas ainda estão desaparecidas. Ao sul, incêndios afetam os condados de Ventura - onde fica a cidade de Malibu, residência de várias estrelas de Hollywood - e de Los Angeles.

O Serviço Nacional de Meteorologia advertiu para condições "extremamente críticas" no combate aos incêndios. As previsões indicam ventos de 80 km/h na região costeira da Califórnia e de até 96 km/h nas áreas montanhosas.

Milhares de moradores que tentavam fugir dos incêndios na Califórnia acabaram se vendo presos em estradas engarrafadas, com postes de energia caídos e o fogo dos dois lados do caminho.

As ruas arborizadas da cidade de Paradise tornaram-se rapidamente túneis de fogo. Moradores angustiados, cercados por uma fumaça asfixiante e brasas levadas pelo vento, abandonaram seus carros e correram a pé pelas estradas. Equipes de bombeiros que lutavam para chegar à cidade usavam escavadeiras gigantes para retirar veículos abandonados na estrada como se abrissem caminho após uma nevasca.

O incêndio em Paradise supera o desastre de Griffith Park, em Los Angeles, ocorrido em 1933 e até agora o incêndio com o maior número de mortos na história da região, de acordo com o Departamento de Bombeiros do estado.