Luma Danielle Centurion
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim intensificou suas ações de fiscalização durante o período de defeso, em cumprimento à Operação Piracema 2024.
A Piracema, que ocorre no período de 5 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, é o período de reprodução dos peixes, quando eles sobem os rios com o objetivo da reprodução.
Durante esse período, a pesca é proibida em diversas modalidades, e a PMA realiza operações para combater a pesca ilegal e predatória, utilizando-se de barreiras fixas, patrulhamentos terrestres e patrulhamentos fluviais, contando ainda com o apoio de drones a fim de identificar eventuais predadores.
Embora o foco seja a piracema, a PMA também está realizando vistorias em ranchos, pesqueiros e propriedades localizadas às margens dos rios da região a fim de verificar as suas regularidades, atendendo também às solicitações do Ministério Público.
Somente no início de dezembro de 2024, foram registradas autuações administrativas que totalizam R$ 46.800,00.
Durante as incursões na região do Barranco Vermelho, às margens do Rio Taquari foram recolhidos 20 carretilhas/molinetes, 86 anzóis de galho e 3 redes de arrasto.
É importante esclarecer que o período encontra-se proibido a modalidade de pesca e os molinetes embora abandonados, uma vez identificados os autores, caracteriza-se como pescar em período no qual a pesca seja proibida, culminando com pena de um a três anos de detenção e multa de 700.00 a 100.000,00.
Além das apreensões mais de 10.148 quilos de pescados foram vistoriados, todos mediante declaração de estoque, portanto, dentro da legalidade, os quais contarão com acompanhamentos inopinados para verificar as saídas e o pescado que permanece em estoque.
O comandante da Polícia Militar Ambiental reforça a importância da conscientização da população sobre o papel fundamental do período de defeso na preservação dos recursos naturais. É um período de descanso, existem oito meses de pesca aberta, agora é respeitar o período reprodutivo e evitar a insensibilidade vez que todo o pescado capturado vai estar com ovos.
Ele destacou que, além das fiscalizações regulares, a PMA precisa contar com a colaboração da comunidade, incentivando o registro de denúncias sobre práticas ilegais. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (67) 3908-6060. A "Operação Piracema" é parte de um esforço contínuo para proteger a fauna aquática e garantir a sustentabilidade ambiental na região.