VERSÃO DE IMPRESSÃO
Tecnologia
03/05/2019 18:01:00
Google permite deletar automaticamente histórico de navegação e localização
Usuários podem apagar dados de localização e atividades de navegação após um período de 3 ou 18 meses

ITMídia/PCS

O Google armazena um grande volume de informações sobre seus usuários e esses registros diários geram um desconforto para aqueles que buscam mais privacidade. Nesta semana, a empresa passou a oferecer a possibilidade de excluir automaticamente dados de localização e atividades de navegação na web e nos aplicativos após um período de três ou 18 meses. As informações são do The Verge.

Com a nova funcionalidade, os usuários podem optar por deletar essas informações manualmente, excluir itens após 18 meses ou apagar itens depois de 3 meses. E isso pode ser feito em um smartphone ou computador ao acessar as configurações de sua conta do Google e escolher a opção de atividades.

Dados de histórico de localização também podem ser removidos, se o usuário ativou a coleta desses registros. Mas vale lembrar que a localização é rastreada pela empresa mesmo se o histórico está desativado. “Os dados de local poderão ser salvos como parte da atividade na Pesquisa e no Google Maps quando a configuração Atividade na Web e de apps estiver ativada”, explica o artigo de ajuda que foi revisado pelo Google para esclarecer como a localização é rastreada.

Os novos recursos ainda não foram disponibilizados para todos os usuários. O botão que possibilita excluir automaticamente o histórico de dados será incluído em breve na página de atividades.