Domingo, 27 de Maio de 2018
Logística
07/05/2018 07:48:00
Rumo investirá R$ 4,7 bilhões em malha paulista e beneficiará MS
Melhorias ajudarão a ampliar exportação por Aparecida do Taboado

CE/PCS

Imprimir
Fibria inaugurou ano passado terminal intermodal de 7.800 metros quadrados (Foto: Valdenir Rezende)

Os planos da Rumo de investir R$ 4,7 bilhões na melhoria da malha paulista em troca do prolongamento, por mais 30 anos, do contrato de concessão – que vence em 2028 – beneficiarão as exportações da fábrica de celulose Fibria.

É que a empresa construiu um terminal intermodal em Aparecida do Taboado – cidade por onde cruzam os trilhos da Rumo Malha Norte – para escoar a produção de 1,95 milhão de toneladas/ano por ferrovia até o terminal no Porto de Santos.

Os investimentos previstos para os próximos anos vão propiciar ganhos significativos em termos de capacidade de transporte da malha paulista, elevando-a dos atuais 35 milhões de toneladas para cerca de 75 milhões de toneladas/ano.

Ao longo dos quase 2.000 quilômetros de extensão da malha, serão realizadas duplicações de trechos, ampliação de pátios, modernização de via e obras para mitigar os conflitos urbanos entre a ferrovia e os municípios atravessados pela ferrovia.

A ideia é aumentar não apenas a capacidade de transporte da via, mas a segurança nas operações. Também está prevista a aquisição de 196 locomotivas e 2.575 vagões.

Notícias relacionadas

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias