Domingo, 22 de Outubro de 2017
Logística
20/09/2017 11:33:00
União autoriza e CCR MSVia terá até 2029 para duplicar BR-163 em MS
Pedido de ampliação do prazo foi feito pelo governador de MS

Midiamax/PCS

Imprimir
Foto: PC de Souza

Até 2029, este é o novo prazo que a CCR MSVia terá para finalizar as obras de duplicação da BR-163, no trecho que corta Mato Grosso do Sul. Isso porque o governo Federal publicou uma MP (Medida Provisória) prorrogando em 9 anos (de 5 anos para 14 anos) o tempo para que a concessionária termine as obras.

A BR-163 tem cerca de 845km em MS, e a CCR alegou que houve uma queda de 35% na arrecadação dos pedágios, como resultado da crise econômica do país, o que teria inviabilizado a continuidade da duplicação, e motivando necessidade de rever o contrato com a União.

A assessoria do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) divulgou que o tucano havia feito este pedido ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR), em abril deste ano, diante da diminuição do número de veículos que trafegam na via, falta de recursos do BNDES para financiar a duplicação e da revisão da meta de crescimento da economia brasileira.

Firmando em 2014, o contrato de concessão da rodovia previa investimentos de R$ 6,5 bilhões até 2020, incluindo duplicação da BR. Todavia, até 2017 a empresa duplicou menos de 140 km e investiu algo em torno de R$ 2 bilhões, disse a assessoria de Azambuja.

O governo estadual afirmou que não haverá aumento de tarifa, e que a MP vai permitir a reprogramação dos investimentos previstos, que deverá priorizar de investimentos em trechos para os quais houver maior concentração de demanda, conforme critérios técnicos adotados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias