Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Meio Ambiente
21/11/2015 11:24:00
Animais silvestres recebem tratamento homeopático em MS

G1-MS/LD

Imprimir
Tratamento homeopático provoca menos reação ao animal (Foto: Divulgação/ Assecom)

Animais silvestres em estado grave estão recebendo tratamento homeopático no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. Segundo médicos veterinários, a maior vantagem da técnica é a ausência de reações por ser natural.

A ideia surgiu de uma parceria com uma empresa de nutrição animal que testa a medicina homeopática em bichos considerados em estado crítico. A médica veterinária responsável Claudia Macedo afirma que o tratamento reduz a possibilidade de óbitos.

Na avaliação da especialista, a técnica pode ser usada em filhotes e gestantes por ser manipulado, acaba evitando acidentes. Além disso, os animais continuam com a alimentação normalmente e o estresse é minimizado.

Em 2016, Campo Grande vai sediar o 33º Congresso Brasileiro de Homeopatia, de 3 a 6 de setembro. O evento vai reunir odontologia, veterinária e medicina para discutir sobre o tema.

Homeopatia

A homeopatia no Brasil comemora 219 anos de especialidade médica neste sábado (21). Em Mato Grosso do Sul, a medicina homeopática chegou em 1980 com José Roberto Campos Souza e, hoje, conta com uma média de 40 médicos especializados.

Além disso, são oferecidos atendimentos no Centro de Especialidades Medicas (CEM) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e um Centro Homeopático em Dourados que foi o 1º do país.

Na área acadêmica, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) oferece a oportunidade de residência e cadeira optativa aos alunos do 2º semestre de medicina.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias