Domingo, 15 de Setembro de 2019
Meio Ambiente
08/08/2019 17:23:00
Baixa umidade do ar coloca 45 municípios do Estado em alerta
Inmet emitiu aviso de perigo por conta da umidade em torno de 20%

CE/PCS

Imprimir
Foto: Sheila Forato

Massa de ar seco que cobre a região Centro-Oeste derrubou ainda mais os índices de umidade do ar em Mato Grosso do Sul. Por conta do tempo seco, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de baixa umidade para 45 cidades do Estado, incluindo a Capital, onde os índices de umidade relativa do ar devem ficar entre 20% e 30%.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima de 30%, abaixo disso já é prejudicial a saúde.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) da Unicamp, umidade do ar costuma ser mais baixa durante o inverno e início da primavera, principalmente no período da tarde, entre 12h e 16h.

Os principais problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar são complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Para atenuar os problemas, recomendação é manter arejado os ambientes internos, usar aparelhos de purificação de ar, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeira, evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos, colocar roupas típicas de inverno no sol, evitar permanecer em cômodos fechados ou mexer com papéis, roupas e objetos guardados por muito tempo.

Outros cuidados devem ser tomados por toda a população, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e regar jardins; permanecer em locais protegidos do sol sempre que possível, usar soro fisiológico nos olhos e narinas, evitar aglomerações de pessoas e beber bastante água.

De acordo com meteorologistas, amanhã (9) Mato Grosso do Sul terá predomínio de sol, calor e tempo seco.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias