Sábado, 4 de Maio de 2024
Meio Ambiente
27/03/2023 08:55:00
Como afastar e eliminar caramujos do quintal e do jardim de casa
Sem recorrer a venenos, ensinamos soluções caseiras para manter as plantas protegidas dos moluscos

CJ/PCS

Imprimir
Caramujos, caracóis e lesmas preferem locais úmidos

É natural que os caramujos comecem a aparecer no jardim, principalmente, em regiões úmidas, ou em época de muita chuva, como ocorreu nas últimas semanas.

Estes pequenos moluscos se reproduzem facilmente e se alimentam das plantas, furando e devorando folhas, caules e botões florais por onde passam. Antes de recorrer a um moluscicida, receitas caseiras podem ajudá-lo a manter os bichos longe.

Em primeiro lugar, é ideal limpar o quintal ou os vasos, começando por remover detritos espalhados pelo chão, como galhos, folhas decompostas, ervas daninhas e restos de plantas, que podem servir de alimentos para os moluscos, além de tábuas e tijolos, afinal, eles adoram se esconder debaixo desses elementos.

Os caramujos se alimentam das plantas, furando e devorando folhas, caules e botões florais

Se a ideia é afastar sem matar, espalhe pelo jardim pedaços de chuchu ou sacos de estopa embebidos em cerveja: eles serão atraídos por essas armadilhas e, após algumas horas, poderão ser facilmente recolhidos. Use luvas ou tenha apoio de um plástico nessa hora para não tocá-los com as mãos, pois eles podem transmitir doenças.

“Soluções caseiras à base de fumo ou vinagre com alho também podem ser borrifadas para afastar moluscos e são menos agressivas à planta do que venenos”, afirma o engenheiro agrônomo Rodrigo Oliveira.

Mas se a ideia é realmente eliminar os caramujos, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso. Essa também acaba sendo uma barreira eficiente para as formigas.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias