Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Meio Ambiente
06/12/2017 12:21:00
Edital do projeto de recuperação do Taquari será publicado até março
Ficou acertado que o Imasul e o Cointa vão trabalhar em conjunto

CE/PCS

Imprimir
Compromisso foi firmado na manhã de hoje, em Brasília (Foto: Clodoaldo Silva)

O Ministério do Meio Ambiente vai publicar até março do próximo ano o edital do projeto de recuperação da bacia do Rio Taquari. O compromisso foi firmado na manhã de hoje, em Brasília, pelo ministro da pasta, Sarney Filho, com o governador Reinaldo Azambuja, o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli, e o presidente do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), e o prefeito de Rio Verde, Mario Kruger.

Ficou acertado que o Imasul e o Cointa vão trabalhar em conjunto para apresentar as demandas para recuperação da bacia, uma vez que existem cerca de R$ 6 bilhões relativos a dívidas por degradação ambiental com a União. Parte desse valor pode ser usado no programa de recuperação do Taquari, uma vez que os devedores de multas ambientais vão poder compensar parte desta dívida.

O governador Reinaldo Azambuja enfatizou que até março do próximo ano sai o edital do programa. “O ministro se mostrou favorável a isso. Agora, vamos pegar o projeto que o governo já entregou na pasta e o projeto do Cointa, anexar os dois para fazermos as regras para o edital. É um avanço enorme depois de anos e anos em busca desta recuperação”, destacou Azambuja, enfatizando que hoje existe a fonte de receita para colocar em prática o programa com a publicação do Decreto 6514 este ano pelo presidente da República Michel Temer.

O presidente do Imasul explicou que “a reparação não vai ser apenas na vertente ambiental, ela tem a parte social e tem a parte econômica, as propriedades precisam ter investimentos de reparação destes danos localizados e também voltar a ter uma sócio economia proativa”.

Rio Taquari, região do Caronal (Foto: PC de Souza)

Notícias relacionadas

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias