Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017
Meio Ambiente
29/10/2017 07:21:00
Governo homologa situação de emergência de três cidades de SC por causa das ressacas
Navegantes, Bombinhas e Barra Velha tiveram prejuízos provocados pela força do mar.

G1/PCS

Imprimir
Orla ficou danificada com a força do mar em Navegantes (Foto: Luiz Souza/NSC TV)

O governo do estado homologou, por 180 dias, situação de emergência de Navegantes, Bombinhas e Barra Velha, no Litoral Norte catarinense, por causa das áreas afetadas pelas ressacas em setembro e neste mês. Os decretos de homologação foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 27 de outubro.

A próxima etapa é o reconhecimento desses decretos pelo governo federal, a fim de que sejam liberados recursos para os municípios.

Situação de emergência

Em Bombinhas, cuja prefeitura decretou emergência em 12 de outubro, 15 mil pessoas foram afetadas pela força da água. Os bairros de Bombas e Mariscal tiveram erosão costeira, atingindo patrimônio privado e público como passarelas de acesso às praias, postos salva-vidas e danificou o sistema de drenagem urbana nesses trechos.

Em Navegantes, que teve emergência decretada no dia 17 de setembro, houve danos principalmente no bairro Gravatá, como na estrutura do deck e da ciclovia, nas rampas de acesso, na avenida, nos postos salva-vidas e na iluminação pública.

O município de Barra Velha decretou emergência no dia 29 de setembro por causa do desabamento de encostas, vias de acesso às praias, ruas públicas e passeio público. No total, Cinco praias foram atingidas. Os danos também impediram o acesso à foz do Rio Itapocu, ponto turístico local.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias