Segunda-Feira, 21 de Maio de 2018
Meio Ambiente
09/05/2018 09:15:00
Grande virada do tempo em parte do Centro-Oeste no fim da semana
Bloqueio atmosférico começa ser rompido e há previsão de chuva para algumas áreas

Terra/PCS

Imprimir
Foto: PC de Souza

Uma grande virada no tempo é esperada para algumas áreas da Região Centro-Oeste do Brasil no próximo fim desta semana . Uma frente fria vai conseguir provocar chuva em parte de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e até de Goiás, aliviando o calor e a secura do ar que predominam há vários dias. Campo Grande tem sido a capital mais seca do país desde o feriado de 21 de abril. Cuiabá tem estado entre as capitais mais quentes nos últimos dias.

Uma grande massa de ar seco se intensificou sobre o Centro-Oeste do Brasil na última semana de abril reduzindo a nebulosidade e a chuva. Mas este ar quente também vem atuando como um bloqueio atmosférico impedindo que as frentes frias (e o ar polar) avancem sobre o Brasil.

Quarta-feira seca

Para esta quarta feira, 9, e também para a quinta-feira, 10 de maio, a previsão ainda é de tempo e seco e quente sobre praticamente todo o Centro-Oeste. As temperaturas mais elevadas, entre 34°C e quase 37°C devem ocorrer novamente sobre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os menores índices de umidade no ar devem ficar entre 20% e 30%.

Semana termina com virada no tempo

A frente fria que vai mudar o tempo começa a provocar pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul na sexta-feira . Depois de 30 dias praticamente sem chuva, o estado poderá ter chuva forte e ventania . A previsão é de chuva especialmente para o centro, oeste e para o sul do estado. Pode chover também na região de Campo Grande.

Em Mato Grosso, esta frente fria deve provocar pancadas de chuva na fronteira com a Bolívia . A nebulosidade aumenta sobre Cuiabá, mas a chance de chuva é baixa. O calor será bastante intenso.

No sábado, 12 de maio , a nebulosidade e a chuva desta frente fria se espalham pelo norte de Mato Grosso do Sul, sobre a região de Cuiabá, de Rondonópolis e chegam ao sul de Goiás. Porém, não se deve contar com chuva volumosa e nem persistente sobre estas áreas.

Não há expectativa de chuva para as demais áreas do Centro-Oeste. A chuva não chega a Goiânia e nem a Brasília.

Domingo menos quente

O tempo seco e o sol voltam a predominar sobre o Centro-Oeste do Brasil no domingo, 13 de maio , Dia das Mães, porém com um pouco menos de calor em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso.

A passagem do ar polar da frente fria refresca o domingo nestas áreas. A madrugada e o amanhecer serão com temperatura amena, até com um friozinho no centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Possível recorde de frio em Campo Grande

Com a entrada de ar polar no fim de semana, é possível que Campo Grande tenha recorde de frio na madrugada do domingo . O recorde atual é de 15,6°C, em 23 de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Rompendo o bloqueio atmosférico

A frente fria esperada para o fim de semana de 12 e 13 de maio fará uma mudança muito importante na atmosfera. É esta frente fria que vai iniciar o rompimento do bloqueio atmosférico que vem impedindo que o ar polar chegue ao Brasil e baixe as temperaturas para os padrões normais de outono.

Esta frente fria vai fazer o serviço pesado da "britadeira" abrindo espaço para a outras frentes frias e suas massa polares no decorrer da segunda quinzena de maio.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias