Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Meio Ambiente
24/09/2020 13:58:00
IBGE: Pantanal perdeu 1,6% de área natural em 18 anos, mas é o bioma mais preservado do país

Midiamax/LD

Imprimir

Em evidência este ano devido aos incêndios, o Pantanal é o bioma brasileiro que menos perdeu área natural do pais, indica pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O levantamento analisou dados de 2000 e 2018 para comparar as mudanças na vegetação nativa. Considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, o Pantanal perdeu 2,1 mil quilômetros quadrados no período, que corresponde a 1,6% do total.

Em 2018, 87,5% de seu território tinha cobertura natural (vegetações florestal e campestre e área úmida), e a maioria (59,9%) das alterações verificadas, a partir de 2010, corresponde a conversões para pastagem com manejo sobre áreas naturais campestres.

Cerrado perdeu área equivalente ao Acre O Brasil perdeu 152 mil quilômetros quadrados do cerrado em 18 anos, área equivalente ao estado do Acre. O bioma cobre boa parte de Mato Grosso do Sul, com exceção do Pantanal e da região sul, onde predomina a Mata Atlântica.

Conforme o IBGE, a característica das perdas de área natural do cerrado entre os anos de 2000 e 2018 é que o verde está sendo substituído pela agricultura, principalmente na região de Mato Grosso do Sul, “que possui alta capacidade de investimento dos atores envolvidos, bem como aptidão agrícola do solo”.

Na região nordeste de MS, a principal substituição verificada no período foi da vegetação nativa para a silvicultura, que é o cultivo de florestas através do manejo agrícola, afim de produzir madeiras e outros derivados.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias