Sábado, 2 de Julho de 2022
Meio Ambiente
13/07/2021 09:35:00
Imasul suspende queima controlada devido aos decretos de situação de emergência em MS

Midiamax/LD

Imprimir

Devido à estiagem e aos decretos que colocaram Mato Grosso do Sul em situação de emergência por conta da estiagem, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente) suspendeu, por 180 dias, a queima controlada. O Instituto já havia suspendido a queima controlada até 30 de outubro, mas estendeu proibições.

Conforme portaria publicada nesta terça-feira (13), para tal medida, foram levados em consideração os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo, em decorrência das condições climáticas extremas, vinculada à combinação de fatores indicativos de temperaturas acima de 30ºC, ventos acima de 30 km/h de velocidade e umidade relativa do ar abaixo de 30%.

Com isso, está suspenso por 180 dias, a contar de hoje, os efeitos de todas as Autorizações Ambientais de queima controlada, incluindo aquelas destinadas à profilaxia de palhada da cana pós-colheita, as de profilaxia em florestas plantadas e as de queima de restos de culturas, bem como, a sapecagem vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados.

A suspensão não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais.

Também estão suspensas, pelo mesmo período, as análises e tramitações de processos e a emissão das respectivas autorizações ambientais para a queima controlada.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias