Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Meio Ambiente
06/01/2016 17:01:00
Onça-pintada é fotografada em lugar incomum no estado de Goiás

Correio do Estado/AB

Imprimir
Foto: Luciano Candisani / Fundação Grupo Boticário

A onça-pintada está ameaçada de extinção, mas uma notícia considerada positiva por ambientalistas foi divulgada nesta quarta-feira (6). Um animal dessa espécie foi fotografado na Serra do Tombador, em área de cerrado no estado de Goiás, que fica a 600 quilômetros de Goiânia.

Segundo especialistas, a presença desse felino em um habitat representa que o ecossistema está equilibrado.

“A espécie é predador de topo de cadeia alimentar e sua presença em um ambiente quase sempre indica que o ecossistema está equilibrado, já que esses animais são bastante sensíveis às alterações do ambiente, porque dependem de que toda cadeia alimentar esteja funcionando bem para que possam ter sucesso na sobrevivência e reprodução”, explicou Marion Leticia Bartolamei, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

A instituição é a responsável por administrar a Reserva Natural Serra do Tombador, onde a onça-pintada foi fotografada.

A reserva está em área de cerrado e é considerada um dos biomas mais ameaçados do país. O outro é a Mata Atlântica.

SOBRE O ANIMAL

De acordo com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a estimativa é que a onça-pintada ocupe hoje um território de cerca de 50 quilômetros quadrados. O peso desses animais varia entre 56 e 92 quilos e há registro de onças de até 158 kg.

Elas são o terceiro maior felino do mundo e se alimentar de veados, capivaras, antas, porcos-do-mato e tamanduás, principalmente.

EM MATO GROSSO DO SUL

A onça-pintada é um dos símbolos do Pantanal e pode ser visualizada até em áreas urbanas de Corumbá e Ladário, 444 e 435 quilômetros, respectivamente, de Campo Grande.

Mas em outubro de 2015, um grupo de quatro animais foi fotografado em Aquidauana, a menos de 200 quilômetros da Capital. As onças-pintadas estavam em uma região pertencente à fazenda São José.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias