Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017
Meio Ambiente
04/10/2017 11:33:00
Piscinas precisam de manutenção também nos dias sem uso
Saiba como mantê-la sempre limpa e prepare-a para os dias mais quentes que estão chegando

Terra/PCS

Imprimir
Recolha folhas e outros detritos diariamente (Foto: Shutterstock)

Ao longo do ano, é natural que a piscina fique sem utilidade durante algum tempo. Mesmo assim, você precisa continuar a fazer a manutenção e prepara-la para os dias mais quentes que já estão chegando! Quando o clima começar a esquentar de novo, ela já estará pronta para uso sem a necessidade de investir em uma limpeza pesada ou mesmo de trocar a água.

Confira nossas dicas:

Recolha folhas e detritos

Para evitar que a sujeira se acumule no fundo, utilize uma peneira para recolher folhas e outros detritos diariamente. Isso é ainda mais importante se a sua piscina fica em uma área descoberta.

Use uma cobertura

Cobrir a sua piscina ajuda a poupar o trabalho de recolher a sujeira e impede a subida do nível de água devido ao excesso de água da chuva. Prefira as coberturas específicas para o inverno, pois elas são mais resistentes. Preste atenção também à conservação do material, pois ele pode acabar danificado por vendavais ou temporais.

Meça a alcalinidade e o pH da água

Ao menos uma vez por mês, é necessário medir a alcalinidade da água, que deve estar entre 80 e 120 ppm. O pH deve ser medido uma vez por semana, e a quantidade ideal é entre 7 e 7,4. Você consegue fazer as duas medições com um estojo de testes para piscinas, facilmente encontrado em lojas especializadas.

Aplique cloro

Continue a clorificar a água da piscina, mesmo com o uso menos frequente. A substância pode ser aplicada a cada três dias, em média, dependendo da exposição da piscina à vegetação e à chuva. Para facilitar esse trabalho, você pode utilizar os cloradores flutuantes.

Filtre e diminua o nível da água

Tente filtrar a água diariamente. Se não conseguir, faça isso sempre que tiver um tempinho livre, para evitar a formação de fungos e bactérias. Você não precisa esvaziar a piscina, mas é bom reduzir o nível da água para abaixo do skimmer, para que o aparelho não seja danificado nos dias de menor uso da piscina.

Limpe outros equipamentos

Aproveite o uso menos frequente para limpar os outros equipamentos, como bomba, temporizadores e aparelhos de aquecimento.

Remova os objetos

Recolha e lave os objetos que ficam na piscina, como boias, brinquedos, e pranchas.

Para uma limpeza completa, você pode utilizar produtos específicos, como CIF Cremoso. Ele pode ser aplicado em diversas superfícies, inclusive brinquedos de plástico. Lembre-se de sempre conferir as indicações de uso na embalagem.

Conservar sua piscina limpa o ano todo evita o aparecimento de algas ou bactérias, e mantém a estrutura em dia para quando o calor chegar!

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias