Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
Meio Ambiente
20/09/2015 07:16:00
PMA de Costa Rica recolhe filhote de Jaguatirica abandonado em rodovia
Foto: Divulgação PMA

Um filhote de Jaguatirica foi capturado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Costa Rica na manhã deste sábado (19), no município de Chapadão do Sul.

Uma moradora acionou a PMA informando que avistou o filhote abandonado às margens de uma rodovia.

Os policiais foram até o local e conseguiram resgatar o animal. O filhote será encaminhando ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande.

Jaguatirica

Jaguatirica, jacatirica, bracaiá, ocelote, maracajá, gato-açu, gato-do-mato-grande ou simplesmente gato-do-mato (nome científico: Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus. São reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá (L. wiedii) é a espécie mais próxima da jaguatirica.

É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15,5 kg. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias