PC de Souza
ImprimirAtuante e pró ativa, é assim que podemos definir a 3ª CIA do 1ºBPMA, diante de diversas outras Companhias, a situada em Coxim foi destaque no ano de 2024.
Capitão Anderson Abraão Elias Oliveira, comandante da CIA, conversou com nossa reportagem na manhã desta sexta-feira (06) na sede do Batalhão às margens do Rio Taquari e pontuou questões de interesse da população.
Quando assumiu em abril de 2024, vindo de Aquidauana, Capitão Anderson tinha uma missão: incrementar as ações do Batalhão, seja em fiscalizações, resgates de animais, educação ambiental e o principal; aproximar a população no auxílio ao combate dos crimes ambientais.
O comandante da Polícia Militar Ambiental de Coxim, junto com seu efetivo, foi homenageado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (1º BPMA) e o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), em cerimônia realizada em Campo Grande.
A unidade de Coxim alcançou os maiores índices de produtividade, de acordo com os critérios avaliados pelo comando estadual da PMA. Sob a liderança do capitão Anderson Abraão Elias, a 3ª Companhia, dentre outras subunidades como Aquidauana (2º) e Bonito (3º), se destacou pela implementação de estratégias de prevenção direcionadas e um planejamento eficaz.
As ações de fiscalização, tem sido realizadas com monitoramento em tempo real, resultando em ações contundentes e em grande eficácia no cumprimento das metas.
Os principais critérios avaliados incluíram a eficiência no atendimento à sociedade, o trabalho preventivo e a presença constante nos rios da região, apreensões de petrechos proibidos, e a fiscalização rigorosa, o que garantiu a posição de destaque para Coxim.
A 3ª Companhia, composta por apenas 14 policiais, tem sob sua responsabilidade uma vasta área de 27.000 km², que engloba os municípios de Coxim, Alcinópolis, Sonora, Pedro Gomes e parte do município de Rio Verde. Além disso, a unidade é responsável pelo patrulhamento fluvial dos rios Taquari, Coxim, Correntes, Jauru e Verde, uma missão desafiadora que exige grande dedicação e comprometimento.
Em tempos de mudanças climáticas, com estiagens prolongadas em algumas regiões e inundações em outras, as alterações ambientais tornam-se cada vez mais evidentes e impactam diretamente a sobrevivência humana.
Ainda segundo o Capitão, há muito a se fazer, porém, o principal são os projetos de Educação Ambiental, pode levar anos, mas gerações futuras poderão usufruir da natureza e contempla-la.
Campanhas de conscientização, por exemplo do uso indevido de fogo para limpeza de quintais, ou seja, queima de mato e folhas, serão feitas, após multas e infrações serão aplicadas. Projetos em parceria com escolas públicas e privadas no município de Coxim e em toda a região serão implementadas a partir de 2025.
"Esse é o caminho, disse o Capitão Anderson, vamos educar e conscientizar, desde os pequenos até os mais velhos, estamos no ambiente dos animais, dos pássaros e temos que conviver em harmonia", finalizou.