Sábado, 20 de Abril de 2024
Meio Ambiente
03/11/2014 10:33:00
Reuso de água: alternativa acessível a todos para preservar e economizar
Tanto a empresa quanto a escola têm o mesmo objetivo: a economia de água potável por meio da reutilização.

CG News/AB

Imprimir

A água que lava o pátio da Escola Municipal José Antônio Paniago, no Jardim Itamaracá, em Campo Grande vem de um sistema de captação de água da chuva. Do outro lado da cidade, no Jardim Noroeste, uma lavanderia industrial reaproveita a água despejada pelas máquinas. Tanto a empresa quanto a escola têm o mesmo objetivo: a economia de água potável por meio da reutilização.

Em tempos de risco de falta de água cada vez mais evidente, com a crise em São Paulo, o estado mais rico e mais populoso do País, são ações que podem ser copiadas para preservar esse recurso natural tão essencial.

Há 5 anos, bem antes de a crise hídrica ser assunto de todos os dias, a escola municipal tem sistema de capitação da água da chuva para a reutilização. As calhas são ligadas a quatro encanamentos que levam a água que escoa do telhado para dois reservatórios de 7mil litros cada. Uma bomba ligada em uma das cisternas de armazenamento bombeia a água para a mangueira, toda vez que é acionada. Segundo a diretora adjunta Denize de Lucena Xaron, a ideia surgiu em sala de aula depois de uma disciplina de porcentagem.

A água da chuva serve para lavar o pátio da escola, a quadra, janelas e as calçadas. “A água é usada apenas para a limpeza e a economia mensal fica em torno de 20%”, diz Denize. Nos últimos anos a escola foi premiada duas vezes em eventos ligados ao meio ambiente. Além de educação ambiental, as crianças já crescem sabendo que a água de reuso é um bom negócio para o bolso e o meio ambiente.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias