Quarta-Feira, 3 de Setembro de 2025
Meio Ambiente
01/09/2025 06:14:00
Semana começa com sol, calor e risco de temporal em Mato Grosso do Sul
Umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 40%, exigindo atenção especial para a saúde

CGN/PCS

Imprimir
Em Coxim, a temperatura máxima alcança os 36°C, a nebulosidade diminui ao longo do período (Foto: PC de Souza)

A segunda-feira (1º) será marcada por sol e variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. O cenário é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o tempo seco em grande parte do Estado. Com o calor, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 40%, exigindo atenção especial para a saúde.

No entanto, a aproximação de uma frente fria, somada ao transporte de calor e umidade, deve favorecer o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas e tempestades, principalmente nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Sul.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já emitiu alerta de perigo potencial para tempestades, com risco de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, chuva de até 50 mm por dia e eventual queda de granizo.

As temperaturas variam conforme a região. Na Capital, a mínima fica entre 20°C e 22°C e a máxima pode chegar a 34°C. No Pantanal, cidades como Corumbá e Aquidauana terão calor intenso, com máximas de 35°C a 36°C. Já no Cone-Sul, incluindo Ponta Porã e Iguatemi, as mínimas ficam entre 18°C e 20°C, enquanto as máximas não passam de 28°C.

No Bolsão, cidades como Três Lagoas e Paranaíba registram mínimas de 21°C e 18°C, com máximas de 33°C a 34°C. Para a região de Grande Dourados, os termômetros devem marcar entre 20°C e 31°C.

Apesar da previsão de pancadas de chuva, o tempo seco predomina na maior parte do Estado durante o dia. A recomendação é evitar atividades físicas sob sol forte, hidratar-se bastante e redobrar cuidados com crianças e idosos. As informações são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias