Sábado, 2 de Julho de 2022
Meio Ambiente
11/07/2021 21:21:00
Semana começa seca na maior parte do Brasil
Mas mudanças já são previstas a partir do meio desta semana. Confira a tendência!

Terra/PCS

Imprimir
Foto: Sillas Ismael

O bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o Brasil ainda impede o avanço de frentes frias sobre o país. A semana começa com predomínio de tempo firme na maior parte do Brasil e com baixos índices de umidade relativa do ar.

Entre segunda (12) e terça-feira (13), a maior parte das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficam com sol e sem chuva. Também não há previsão de chuva para o interior nordestino e para o sul da Amazônia. Nestas regiões a umidade relativa do ar atinge índices críticos no período da tarde. Muitos municípios ficam abaixo dos 30%, assim como nos últimos dias.

Atenção!

O ar seco ajuda a agravar os problemas respiratórios nesta época do ano e, além disso, também aumenta o risco de incêndio nas áreas centrais do país.

Temperaturas

As noites e madrugadas seguem frias em muitas áreas do centro-sul do país, mas com a presença do sol, esquenta rapidamente e já faz calor à tarde em muitas áreas. Capitais como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro já ficam com temperaturas mais altas em relação aos últimos dias e com sensação de calor.

Mudanças no tempo

A partir de quarta-feira o bloqueio atmosférico será rompido e a chuva já começa a avançar pelo Brasil. Vários sistemas meteorológicos vão contribuir para a formação de nuvens carregadas no fim da semana e uma nova massa de ar polar vai avançar novamente pelo Brasil, derrubando as temperaturas do Sul até a Região Norte, assim como aconteceu no final de junho.

Mapa de umidade relativa das 14h deste domingo, 11 de julho. Disponível no site da Climatempo.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias