Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017
Meio Ambiente
30/10/2017 12:07:00
Tuiuiú ferido por arma de fogo morre depois de iniciar tratamento em clínica
A ave foi encontrada por moradores de Nova Alvorada e estava bastante debilitada, informa veterinário

CGNews/PCS

Imprimir
Animal tinha perfurações pelo corpo e escoriações no bico, asas e cabeça. (Foto: Reprodução)

Morreu ontem (29) à noite o tuiuiú que foi resgatado ferido a tiros em Nova Andradina – a 300 km de Campo Grande. Segundo o veterinário que estava responsável pelo tratamento da ave, ela estava bastante debilitada, desidratada e desnutrida.

De acordo com o veterinário Eduardo Alda, o tuiuiú estava com o estado de saúde muito grave. "Ele tinha uma fratura na região da bacia, e provavelmente essa desnutrição foi porque já estava há muitos dias ferido".

Hoje a ave passaria por exames para confirmar a fratura e ver a possibilidade de realizar uma cirurgia para aumentar as chances de recuperação do animal.

"Ele foi levado por moradores para o posto da PMA, e como a gente presta serviço voluntário, no sábado à noite nos ligaram", explica o veterinário.

Ele ainda lembra que o tuiuiú tinha muitos hematomas e que provavelmente foi ferido em voo. "Havia um furo, perto da asa, e escoriações na cabeça, bico, corpo e asa, possivelmente provocadas por uma queda".

O veterinário afirma que o caso já era difícil desde o início. "A fratura não tinha sido confirmada, mas o membro mais afetado njá não tinha sensibilidade nenhuma quando ele chegou".

De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), o caso será encaminhado para a Polícia Civil, que irá investigar o crime. Com o corpo do animal, ele será empalhado e usado em projetos de conscientização ambiental.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias