Terça-Feira, 25 de Junho de 2019
Meio Ambiente
17/12/2018 17:56:00
Verão: como reduzir o desconforto em noites quentes?
Temperatura elevada do corpo provoca agitação e dificulta a indução do sono

NM/PCS

Imprimir

O verão é a estação mais esperada do ano. As pessoas aproveitam os dias de sol para passeios ao ar livre, como parques e praias, e investem em roupas mais leves e frescas. Mas com a época e o calor excessivo, é comum que o indivíduo transpire mais durante a noite, o que pode comprometer a qualidade do sono.

De acordo com a consultora do sono Renata Federighi, mesmo que as pessoas sintam sonolência e cansaço é mais difícil dormir bem. “No calor, a temperatura elevada do corpo o mantém em estado de alerta e impede que o sono atinja seus níveis mais profundos, fazendo com que as pessoas tenham um sono de má qualidade. O resultado no dia seguinte é moleza e falta de disposição, comuns nos dias quentes”, explica.

Para ter noites agradáveis nessa estação, a especialista aconselha algumas mudanças de hábito. “Usar roupas leves e fresquinhas, lençóis de algodão e linho que esquentam menos, deixar o ambiente arejado para circular o ar, fazer refeições leves e manter o corpo bem hidratado são práticas que ajudam a dormir melhor”, orienta Renata.

Para quem transpira muito o ar-condicionado e o ventilador se tornam grandes aliados nesta época. Mas é preciso ter alguns cuidados. O ventilador pode permanecer ligado durante a noite desde que não fique diretamente em cima do corpo. Já o ar-condicionado deve estar com o filtro limpo e ficar numa temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como ele resseca o ar pode ser utilizado um balde de água para umidificar o ambiente.

A consultora ainda ressalta a importância da atenção com o travesseiro. “Manter a saúde do travesseiro é essencial para ter boas noites de sono. O ideal é sempre arejá-lo e ventilá-lo, sempre protegido por uma fronha e sob luz indireta (nunca diretamente ao sol). Também é aconselhável o uso de uma capa impermeável, para evitar que o suor e outras secreções migrem para o travesseiro e sirvam de alimento para os ácaros, ocasionando um aumento da sua proliferação”, finaliza.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias