Sábado, 11 de Maio de 2024
Meio Ambiente
21/04/2015 11:14:00
Zoológico de Itatiba tem primeiro filhote de lêmure nascido no Brasil

G1/AB

Imprimir
Foto: Reprodução/TV TEM)

O primeiro filhote de lêmure nascido no Brasil é o novo morador do zoológico de Itatiba (SP). O animal, que é originário da ilha de Madagascar, na África, já está em exposição para os visitantes do parque. A vinda dos animais para o país faz parte de um projeto de conservação da espécie.

Os lêmures em Itatiba vieram da Áustria há cerca de cinco meses e, para a satisfação dos biólogos e dos visitantes do parque, se adaptaram tão bem ao espaço que já se reproduziram. "Para importar os animais e fazer a adaptação deles levou um bom tempo, mas o que a gente julgava ser mais difícil, que era a reprodução, acabou se tornando a mais fácil", explica o biólogo do zoológico Felipe Garcia.

Os visitantes que já passaram pelo recinto dos lêmures no zoológico contam tiram uma foto do animal para guardar de recordação. "Eu nunca tinha visto o lêmure fora do filme, é muito interessante", disse o estudante Henrique Francisco Alves, de 10 anos.

Os lêmures ganharam fama de festeiros no filme "Madagascar", mas, na realidade, têm temperamento dócil, além de serem muito inteligentes. A espércie corre risco de desaparecer por conta do desmatamento da ilha de Madagascar e o tráfico ilegal. Para evitar a extinção, os animais que continuarem a se reproduzir em cativeiro logo devem ser reintegrados à natureza na ilha africana.

Outras espécies

Os lêmures não são os únicos animais que correm risco de extinção. Alguns que são nativos do Brasil também estão nesta lista. Como o pato mergulhador, que é encontrado em Minas Gerais e que hoje só restam 250 na natureza. O zoológico de Itatiba é o único do mundo que possui exemplares da espécie.

A arara azul, a maior ave do mundo e um dos símbolos do Pantanal, também sofre os efeitos do tráfico e do desmatamento, assim como a ararajuba, a jaguatirica e o mico-leão de cara dourada. Para conhecer o filhote de lêmure e outras espécies em extinção, os interessados devem ir ao zoológico de Itatiba, que fica na rodovia Dom Predo I, quilômetro 95,5. O Zooparque fica aberto todos os dias das 9h às 17h, inclusive nos fins de semana e feriados.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias